5 dicas financeiras para motoristas de aplicativo
5 dicas financeiras para motoristas de aplicativo
Desde o início da pandemia, a profisão de motorista de aplicativo ganhou mais adepto por conta da crise financeira que se intensificou no Brasil e no mundo. Muitos profissionais de diversas áreas acabaram por migrar para a oportunidade de ganhos livres trabalhando ao volante,enquanto que em outros setores a recessão levou ao desemprego maciço, com o fechamento de diversos serviços, indústria e comércio em geral.
Porém, a profissão que durante estes últimos tempos garantiu a sobrevivência de muitas famílias, agora enfrenta seus próprios desafios, com a alta dos preços de combustíveis e a retomada do cotidiano com o “novo normal”.
Muitos sentiram o peso das despesas com os automóvies no bolso e alguns tentam voltarpara antigas profissões. Os que permanecem, desenvolvem estratégias táteis para diblar a crise e ao mesmo tempo permanecer na categoria, garantindo amanutenção do orçamento doméstico.
Aqui vão algumas dicas que os próprios motoristas de aplicativo dão aos seus colegas para se manterem firmesno propósito do lucro, em meio a tantos desafios da profissão:
1- Faça um diário de lucros e despesas
Anotar a sua movimentação financeira é a primeiramedida sensata a tomar para se manter em equilibrio com as contas. Tenha noção básica de todo dinheiro que entra e sai. Mantenha com voce um caderno e crie uma planilhasimples para anotar suas despesas diárias como combustível, estacionamentos,imprevistos com o automóvel e até mesmo seu próprio gasto com alimentação.Assim você identifica exatamente seus maiores gastos diários e onde pode economizar.
2- Tenha uma reserva financeira
Imprevistos sempre podem acontecer e você não pode ser pego desprevinido com o carro no meio da rua. pense no gasto que terá adiante e reserva umaporcentagem do que ganhou para esta reserva, conte como dinheiro a não ser gasto, ainda que o imprevfisto nunca aconteça
3- não parcele suas faturas
O profisional autônomo tem renda variável e não um ganho fixo por mês, por isso deve-se policiar para não contrair dívidas inesperadas. Mantenha seu planejamento financeiro contando com seus ganhos por dia de trabalho. Assim, priorize o máximo que puder de contas à vista e aproveite quando houver descontos.
4- Economize combustível
A alta dos preços nos postos tem assustado cada vez mais e até mesmo contribuidocom a desistencia pela profissão. Portanto, é importante economizar e isto é possível até mesmo em atitudes simples com o veículo. Manter os pneus calibrados melhora o desempenho e diminui o consumo de combustível. Respeitar os limites de velocidade também é um cuidado com o carro pois desgasta menos o motor, economizando o consumo.
5- Separe o gasto com a família
Por mais que seu veículo seja sua ferramenta de trabalho, em algum momento você precisará para uso pessoal ou irá querer levar sua familia para passear. Semproblemas, se você contar que este é um momento de folga e anotar o tempo e o gasto que será feito com o combustível. Pense no passeio com a família como uma despesa normal que você tenha, afinal o valor de meio tanque gasto para ir no parque com o filho pode equivaler a uma compra de mercado ou umadespesa com remédios.Pense assim e não terá prejuízos.