Brasil começa a receber sistema antifurto do Android; saiba como funciona

Homem em moto furta celular de mulher que saiu para passear com o cachorro na Vila Leopoldina, zona oeste da cidade de São Paulo; novo recurso do Google promete bloquear o telefone furtado da mão.

Brasil começa a receber sistema antifurto do Android; saiba como funciona

O Google quer complicar a tarefa de quem furta telefones Android com três novos recursos. Ainda em fase de desenvolvimento, eles conseguem bloquear o celular em determinadas situações, impedindo, por exemplo, o acesso a apps bancários.

A empresa tinha anunciado o recurso em maio, durante a conferência Google I/O, e o Brasil será o primeiro país do mundo a receber essas funcionalidades. A liberação dos novos recursos começa nesta quarta-feira (7), e Tilt testou em primeira mão.

Os três tipos de bloqueios

1. Bloqueio de detecção de roubo: O celular bloqueia automaticamente a tela quando alguém pega seu dispositivo de forma brusca e foge.

2. Bloqueio de dispositivo offline: O celular bloqueia a tela se ficar offline por um tempo. Esse recurso é especialmente útil em casos de furto, quando o criminoso, logo após pegar o telefone, o coloca em modo avião para evitar o rastreamento. Mesmo colocando no modo avião, após alguns segundos a tela será bloqueada, impedindo acesso a apps.

3. Bloqueio remoto: Em caso de perda ou roubo, a pessoa pode acessar android.com/lock de qualquer dispositivo com acesso à internet, inserir seu número de telefone e bloquear a tela.

Para funcionar, é importante que, ao ativar o serviço, a pessoa verifique seu número de telefone.

Como ativar os novos recursos:

  1. Acesse as configurações de segurança: Vá até as configurações do seu dispositivo Android e selecione a opção de segurança.
  2. Ative os bloqueios: Habilite os recursos de bloqueio de detecção de roubo, bloqueio de dispositivo offline e bloqueio remoto.
  3. Verifique seu número de telefone: Certifique-se de que seu número de telefone está correto e verificado para garantir que os recursos funcionem adequadamente.

Com esses novos recursos, o Google espera aumentar a segurança dos dispositivos Android e dificultar a vida de ladrões e criminosos.