Podcast tem crescimento no mercado da comunicação

Podcast uma das novas mídias do mercado da comunicação

Podcast tem crescimento no mercado da comunicação
Fonte: Kinsta

Por Yuri Diniz

O podcast e seu crescimento no mercado da comunicação, com seus diferentes formatos.

Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações.

Qualquer usuário na internet pode criar um podcast, existem plataformas como a Anchor e Sportfy que te permitem gravar os podcasts e publicar em suas plataformas.

Com a chegada da internet as informações que antes eram transmitidas pelas mídias tradicionais como emissoras de TV, de rádio, revistas e jornais, abriu a oportunidade de novos formatos serem desenvolvidos como é o caso do podcast, que vem crescendo há cada ano. Por outro lado, o podcast trouxe a possibilidade de um novo modo de entrevistar e informar as pessoas sobre diversos assuntos.

Os dados mostraram que 57% dos ouvintes consumiram esse tipo de mídia no período da pandemia do Covid-19, e o perfil predominante do público eram homens de 25 a 34 anos, da classe C e, em sua grande maioria, da região Sudeste do país. Uma das plataformas de mais uso dos usuários ouvintes do Brasil é o Sportfy uma plataforma que permite as pessoas escutarem músicas e ouvir podcast.

O mercado de Podcasts no Brasil está em plena expansão e já ocupa a 5ª colocação no ranking mundial. De acordo com estimativa do Ibope, mais de 34 milhões de pessoas são ouvintes de podcasts, o que representa cerca de 8% da população do país. As produções de podcast são produzidas por pequenas produtoras de áudio e música, além de contar também com produtores de podcast independente.

A Economia Criativa, onde as produtoras de podcasts estão inseridas, é composta pelo conjunto de atividades nas quais a criatividade e o capital intelectual são insumos primários para a criação, produção e distribuição de bens e serviços. O podcast pode ser feito de vários lugares com estúdios, na própria casa do produtor de conteúdo de podcast, possibilitando boas gravações de podcast.

Atualmente, o segmento é responsável por cerca de 3% do PIB brasileiro, gerando aproximadamente 6,6 milhões de empregos e movimentando algo entorno de R$ 170 milhões ao ano no Brasil, conforme estimativas da Firjan, no Brasil o crescimento vem aumentando há cada ano. Além disso o podcast se tornou para as empresas um veículo de comunicação para divulgar suas marcas devido ao seu grande alcance.