A ferramenta PNL que pode ser utilizada na educação e em diversas áreas profissionais

Ferramenta que pode ajudar a melhorar os estudos dos alunos

A ferramenta PNL que pode ser utilizada na educação e em diversas áreas profissionais
Fonte: Humannum Liderança

Por Yuri Diniz

A ferramenta não é uma recém-nascida. Desde 1970 é utilizada por estudiosos e pesquisadores da Neurociência. Surgiu na Universidade de Santa Cruz na Califórnia (EUA) com dois pesquisadores chamados, Richard Bandler e John Grinder. Essa ferramenta permite melhorias na qualidade de estudo ajudando alunos que precisam melhorar seu desempenho escolar.

Os criadores da PNL afirmam que existe uma conexão entre os processos neurológicos ("neuro-"), a linguagem (linguística) e os padrões comportamentais aprendidos através da experiência (programação), e que estes podem ser alterados para alcançar informações específicas e metas na vida. Bandler e Grinder também afirmam que a metodologia de PNL pode "modelar" as habilidades de pessoas excepcionais, permitindo que adquiram habilidades.

 Eles afirmam que, muitas vezes em uma única sessão, a PNL pode tratar problemas como fobias, depressão, distúrbios motores, doença psicossomática, distúrbios de aprendizagem. A ferramenta possui uma capacidade boa de ajudar a pessoa a superar diversos problemas sejam de saúde, na área profissional, acadêmica.

Segundo Fábio Persona é Professor licenciado em letras, Especialista em Neuropsicopedagogia, Neurolinguísta, Analista Comportamental e Estrategista Comportamental por PNL. Formado pela Faculdade Machado de Assis do Rio de Janeiro e Pós-Graduado pela Faculdade Campos Elíseos - polo de Campo Grande – MS. "A ferramenta pode fazer a diferença quando utilizada e trazer muitos benefícios."

De modo objetivo, a PNL pode ser aplicada na educação através da identificação de Canais Sensoriais que descrevem a maneira exata de como cada indivíduo absorve informações recebidas e as organiza em sua fisiologia mental gerando o feedback adequado e integral ao seu interlocutor. Na educação essa ferramenta tem o objetivo principal de melhorar o desempenho do aluno no estudo.

Com isso concluímos que a ferramenta PNL, pode trazer uma grande oportunidade para os profissionais que forem utilizá-la, atingindo seus objetivos mais rápidos dentro de escolas aonde se necessita um melhor desempenho acadêmico dos alunos. Outro lugar que essa ferramenta pode ser utilizada é em uma empresa visando a melhoria do rendimento do funcionário.

Fontes: Fábio Persona, Wikipédia