A semana de trabalho de 4 dias: como conseguir mais trabalhando menos
A semana de trabalho de 40 horas é o padrão aceito para um trabalho em tempo integral. São oito horas por dia, cinco dias por semana (geralmente de segunda a sexta). Tem sido assim por quase um século. No entanto, algumas empresas (e trabalhadores) questionam se é necessário ou não trabalhar cinco dias por semana, com algumas caindo para uma semana de trabalho de quatro dias.
À primeira vista, isso soa como um bom negócio. Fins de semana de três dias toda semana? Sim por favor! Até você perceber que uma semana de trabalho de quatro dias também significa ter um dia a menos para fazer seu trabalho!
Mas é possível encaixar uma semana de trabalho de 40 horas em quatro dias por semana sem perder a cabeça! Aqui está como.
O que é uma semana de trabalho de 4 dias?
Existem duas versões de uma semana de trabalho de quatro dias. A primeira é quando você trabalha 40 horas por semana, mas em vez de trabalhar cinco dias de oito horas, você trabalha quatro dias de 10 horas. O segundo tipo é uma semana de trabalho encurtada. Em vez de trabalhar 40 horas por semana, você trabalha apenas 32 horas que consistem em quatro dias de trabalho de oito horas.
A principal diferença é que em uma semana de trabalho de quatro dias de 40 horas, você tem a mesma quantidade de tempo para realizar suas tarefas. Você acabou de completá-los em um ritmo diferente. Em uma semana de trabalho de 32 horas, você tem oito horas a menos toda semana para realizar a mesma quantidade de trabalho !
Como funcionam os impactos de uma semana de trabalho de 32 horas
Como há um dia a menos de trabalho a cada semana, você pode descobrir que uma semana de trabalho de quatro dias não é o que você pensava que seria. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais uma semana de trabalho de quatro dias pode afetar negativamente sua capacidade de fazer seu trabalho.
- É um jogo de aperto
Uma semana de trabalho de 32 horas pode ser uma crise de tempo toda semana. Essa brincadeira de aperto se mostra muito desafiadora para alguns, e os benefícios de uma semana de trabalho reduzida desaparecem.
Você pode acabar trabalhando um quinto dia para garantir que tudo seja feito, derrotando o propósito de uma semana de trabalho de quatro dias. Ou você pode se sentir mais estressado tentando concluir suas tarefas em exatamente 32 horas porque não quer (ou sente que não pode) trabalhar no quinto dia.
- Menos engajados com o trabalho
Embora uma semana de trabalho de quatro dias geralmente melhore o moral e aumente a produtividade, aqueles que trabalham uma semana de quatro dias podem se envolver menos com o trabalho . E as pessoas que não estão envolvidas com o trabalho geralmente são menos produtivas e eficientes do que os trabalhadores que estão.
Uma pesquisa Gallup com mais de 10.000 trabalhadores reuniu dados sobre quantas pessoas trabalhavam quatro, cinco e seis dias por semana. E embora as pessoas que trabalhavam seis dias por semana relatassem estar mais esgotadas do que aquelas que trabalhavam quatro dias por semana, as pessoas que trabalhavam quatro dias por semana tinham a mesma probabilidade (17%) de serem ativamente desengajadas do trabalho quanto as pessoas que trabalhavam seis dias por semana!
Existem várias (e ainda debatidas) razões para o desligamento. No entanto, uma teoria se concentra na ideia de que algumas pessoas dependem de seu local de trabalho e colegas de trabalho para interações sociais. Quando você trabalha um dia a menos por semana, há menos envolvimento social e, como resultado, menos envolvimento com o trabalho geral.
Uma segunda teoria é que as pessoas que relatam estar menos engajadas com seu trabalho estão em um ambiente de trabalho tóxico e já desengajadas. Embora uma semana de quatro dias seja destinada a ajudar os trabalhadores a se sentirem melhor em relação ao trabalho e à empresa, em um local de trabalho tóxico, reduzir as horas não ajuda tanto quanto abordar a causa subjacente dos problemas.
Como fazer uma semana de trabalho de 4 dias funcionar
Embora uma semana de trabalho de quatro dias possa não ser ideal para todos, pode ser adequada para você. Se você vai dar o salto, aqui estão algumas dicas para ajudar a garantir que você tenha uma transição suave e faça mais em menos tempo sem aumentar seu estresse.
- Faça um Plano
Fazer um plano diário para garantir que você complete suas tarefas é uma ótima maneira de começar (ou terminar) seu dia de trabalho. Além disso, muitas vezes há a satisfação adicional de marcar algo como "pronto!" Mas em uma semana de trabalho de quatro dias, você tem um dia a menos para atingir seus objetivos.
Considere fazer um plano semanal, além de um diário. Trabalhar apenas 32 horas por semana pode exigir que você reavalie como prioriza tarefas e aborda projetos .
Não tenha medo de experimentar algumas técnicas diferentes de gerenciamento de tempo e tarefas . Muitas vezes são necessárias algumas tentativas e erros ou uma combinação de abordagens para encontrar o método (ou métodos) que funciona melhor para você.
- Definir limites de tempo
Fazer pausas é essencial, não importa quantos dias você trabalhe por semana! As pausas podem ajudar a aumentar sua produtividade e melhorar seu foco em suas tarefas. Da mesma forma, só porque há um dia a menos por semana não significa que há menos reuniões!
No entanto, para garantir que você trabalhe com eficiência em uma semana de trabalho de 32 horas, defina limites de tempo para coisas fora de suas tarefas diárias de trabalho.
Por exemplo, se você estiver fazendo uma pausa, certifique-se de que 15 minutos não se transformem em 30. Defina um cronômetro ou alarme para lembrá-lo de que é hora de voltar ao trabalho. Da mesma forma, limite as reuniões a 30 minutos em vez de uma hora para garantir que a reunião seja focada, dando-lhe mais tempo para fazer as coisas.
- Automatize o que você pode
Para economizar ainda mais tempo durante o dia, tente automatizar algumas de suas tarefas repetitivas.
Por exemplo, alguns programas de e-mail incluem “respostas predeterminadas”. Quando alguém enviar um e-mail para você e sua resposta for simples, clique em uma das respostas sugeridas. Ou, se você achar que há respostas “ir para” que você repete com frequência, crie uma mensagem que você pode copiar e colar em seu e-mail, para não precisar redigitá-la sempre que quiser usá-la.
Pode não parecer muito, mas automatizar certas tarefas pode economizar seu precioso tempo.
- Planeje seu dia de folga
Ter um dia extra a cada semana libera tempo para fazer tarefas domésticas, agendar compromissos ou simplesmente relaxar. No entanto, por ser um dia de semana, você pode se sentir “culpado” por não trabalhar – especialmente se houver algumas tarefas fáceis que você poderia eliminar ou não realizar tanto quanto gostaria.
Para evitar trabalhar mais de 32 horas, planeje seu dia extra de folga. Mesmo que seus planos sejam acompanhar seus programas favoritos, planejar seu dia de folga como se fosse um dia de trabalho ajuda você a priorizá-lo e a manter um limite entre sua semana de trabalho de quatro dias e seus três dias de folga !
Fazendo tudo
Embora haja benefícios em trabalhar quatro dias por semana, não é para todos. Mas se você decidiu que é o tipo certo de semana de trabalho para você, certifique-se de manter o foco em suas tarefas para garantir que está sendo tão eficiente e produtivo quanto em uma semana de trabalho de 40 horas.—
Se você está procurando uma semana de trabalho de quatro dias – ou qualquer tipo de trabalho flexível – junte-se ao FlexJobs hoje. Além de nosso extenso banco de dados de empregos legítimos, você terá descontos em taxas de coaching de carreira, acesso a webinars exclusivos e muito mais! Faça o tour e saiba mais sobre os benefícios da associação.
Esta matéria foi oferecida por Freela Web plataforma de Freelancers.