Afiliado: o que é e 3 vantagens de se tornar um

Afiliado: o que é e 3 vantagens de se tornar um
(Crédito da foto: Unsplash)

Dentro do universo de produtos digitais e marketing vendas existe um termo que está em crescente destaque: afiliado ou programa de afiliados. Nos últimos doze meses, de acordo com o Google Trends, a busca por “afiliado” nesse mecanismo de pesquisa cresceu consideravelmente no país, especialmente nos últimos meses.

(consulta realizada em 17 de agosto de 2020)

Mas, afinal, o que é afiliado?

Basicamente, trata-se de uma pessoa que faz a indicação online de produtos feitos por outras pessoas e, a cada venda realizada, recebe comissões. O afiliado possui um link exclusivo que pode identificar suas conversões, sem que nenhuma venda passe despercebida. 

A indicação de produtos digitais por meio do afiliado pode acontecer de diversas maneiras e utilizar as redes sociais ou site pessoal podem ser uma ótima alternativa para alcançar novos públicos e, consequentemente, novos compradores. 

Ademais, entrar para um programa de afiliados é uma excelente maneira de conseguir uma renda extra. No entanto, quais as outras vantagens de se tornar um afiliado? 

Trabalho autônomo

Essa é uma área muito vantajosa para quem deseja atuar de forma autônoma e/ou empreender no digital, pois há um leque de produtos e temas que podem ser divulgados e gerar vendas, por exemplo e-books, cursos, softwares, games, gráficos, planilhas e outros. Essa variedade possibilita que qualquer pessoa possa encontrar um produto que seja adequado e tenha aderência com seus públicos-alvos já existentes. 

Além disso, é simples e fácil se tornar um afiliado, basta procurar por marketplaces de produtos digitais, como o Digitoo, se cadastrar e começar a divulgação. No entanto, é importante ter um certo planejamento para estabelecer estratégias de vendas que gerem bons resultados. 

Flexibilidade nos horários

Como é um trabalho autônomo, você se torna seu próprio chefe e pode estabelecer seus próprios horários e trabalhar onde quer que esteja. Sendo assim, você determina quanto tempo por dia ou semana deseja investir ou até mesmo programar suas postagens de divulgação e formas de contatos com seus públicos e possíveis compradores. 

Baixo custo inicial

Muitas pessoas têm a vontade de empreender, mas não possuem capital para investir. O diferencial de se tornar um afiliado é que não precisa de investimento nenhum! Basta ter um computador ou smartphone, se cadastrar em um programa de afiliados e promover conteúdos em suas redes sociais, por exemplo. 

Além disso, para quem quer expandir as formas de contato, pode criar um site ou blog em plataformas gratuitas e produzir conteúdos além das redes sociais, trazendo mais informações sobre o produto digital que deseja vender e se tornando uma fonte confiável sobre o tema do produto em questão.