Ansiedade, oque é, causas, sintomas e tratamento
Praticamente todos nós já experienciamos ou iremos experienciar a ansiedade na vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade corresponde a um dos principais problemas de saúde mental a nível mundial.Trata-se de um problema comum que devemos atribuir especial atenção.
É um estado psíquico natural que sentimos na véspera de qualquer atividade importante, muito útil para nos alertar de um perigo.
Todos nós somos ansiosos, em uma escala menor ou maior, no entanto, muitas pessoas acabam sentindo a ansiedade o tempo todo e tendo uma carga de adrenalina elevada que acaba atingindo um estado crônico, deixando de ser algo benéfico e tornando-se um transtorno que se não tratado, pode desencadear uma grave crise de pânico é fundamental procurar ajuda médica e psicológica nesses casos.
É um estado psíquico natural que sentimos na véspera de qualquer atividade importante, muito útil para nos alertar de um perigo.
Causas da ansiedade
Ocorrem muitos gatilhos que podem provocar os momentos de ansiedade, como problemas físicos/biológicos: distúrbios hormonais, questões financeiras, ambiente, fatores familiares, dilemas pessoais,situações de infância, entre outros, como situações resultantes de catástrofes ou incidentes / acidentes graves, genética.
É importante investigar a história de vida da pessoa para identificar a origem e os gatilhos que fazem surgir as emoções negativas e conseguir intervir de forma apropriada.
Sintomas da ansiedade
As sensações são de medo e aflição, pensamentos trágicos e sintomas físicos. O corpo inteiro pode ser afetado pelos hormônios noradrenalina e o cortisol, que aumentam a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos para que o organismo reaja ao estado de atenção que foi atingido por esses hormônios. Sem perceber, a pessoa inala mais ar do que precisa (hiperventilação), o que piora tudo: "Diminui muito o nível de gás carbônico no sangue, acionando receptores que ficam nas carótidas e que mandam sinais equivocados ao cérebro." A ansiedade pode provocar sintomas físicos e alterações psíquicas, procure ajuda sempre que precisar.
Tratamento
O tratamento pode ser por via medicamentosa em caso de indicação médica é altamente recomendável no caso de ajuda psicológica para tentar superar o transtorno.
"Este artigo é informativo. Em caso de dúvidas, seu médico deverá ser consultado."