Bomba! Presidente da Petrobras acaba de renuncia ao cargo! b3 paralisa ações
José Mauro Coelho deixa a estatal após críticas e pressão do governo e do congresso por reajustes
O presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, renunciou nesta segunda-feira (20 de junho de 2022). O anúncio veio depois que as empresas estatais aumentaram os preços do gasóleo e da gasolina. A renúncia de José Mauro Coelho foi anunciada no conselho de administração. A Petrobras anunciou o abandono como um fato importante. Aqui está o texto completo do comunicado.
Após a aposentadoria, o presidente Jair Bolsonaro (PL) indicará um quarto CEO da estatal. José Mauro Coelho trabalhava 9 dias por mês.
Na sexta-feira, as estatais elevar em 5,18 % o preço da gasolina vendida aos distribuidores. O diesel tem um máximo de 14,26 %. O reajuste foi criticado pelo presidente Bolsonaro e seus ministros. O Chefe do Executivo declarou nesta sexta-feira, 17 de junho, propor, com o presidente da câmera Arthur Lira (PP-AL), a formação de uma CCI (Delegação Parlamentar de Inquérito) encarregada de investigar o presidente os diretores e o conselhos administrativos e procuradores do Estado. Lira insta José Mauro Coelho a exonerar-se. O presidente da câmera de Comércio afirmou ainda que o então presidente da Petrobras era injustificado e praticava "terrorismo corporativo". Ele ligou para uma empresa estatal. A criança mimada" e fala sobre a arrecadação de impostos sobre o lucro. Governo de Bolsonaro nomeou nova diretoria da Petrobras. O Ministério de Mina e Vitalidade confirmou a nomeação de Caio Paes de Andrade, ministro da Economia, no dia 9 de junho. Para que ele assuma, no entanto, é necessária uma reunião do conselho.