Como adaptar seu currículo ao trabalho: 7 dicas

Quase todo candidato a emprego cometeu o erro de formatar e “terminar” seu currículo antes de encontrar um emprego para o qual está interessado em se candidatar.

Como adaptar seu currículo ao trabalho: 7 dicas
Freepik

Você passa horas escolhendo a fonte certa e formatando seu currículo, meticulosamente obcecado sobre como descrever seus deveres de trabalho anteriores e listar suas referências até que, finalmente, esteja pronto. Em seguida, cinco novos empregos são publicados para os quais você é uma excelente combinação. Então, você carrega seu novo currículo e carta de apresentação e clica em “enviar”. Você passa dias olhando para o seu e-mail, esperando uma resposta. Mas sua caixa de entrada permanece vazia... como isso é possível?

Acontece que as empresas não querem saber que você é ótimo no que faz. Eles querem saber que você é o candidato perfeito para eles . A verdade é que seu currículo nunca deve ser considerado “completo”. Em vez disso, é mais um modelo em constante estado de edição. Considere maneiras de adaptar seu currículo para o sucesso em diferentes situações.

Como personalizar seu currículo para cada trabalho

1. Porções personalizadas, nem todo o seu currículo

Antes de entrar em pânico, não estamos sugerindo que você precise reescrevê-lo para cada emprego para o qual se candidatar. A equipe de coaching de carreira da FlexJobs sugere “usar um resumo profissional e uma lista de habilidades na parte superior do currículo que podem ser editadas e atualizadas para incluir  palavras-chave e frases -chave da descrição do trabalho”. A maior parte do documento permanecerá intacta.

2. Adaptar para enfatizar a experiência

Em vez de listar sua experiência em um formato cronológico tradicional, escolher um formato de currículo funcional pode fazer mais sentido. Se você tiver experiência em um campo específico, mas não em sua última função, facilite a localização dos recrutadores . Você também quer mudar sua experiência para colocar a experiência mais relevante em primeiro lugar para esse envio de trabalho específico. Isso é especialmente verdadeiro quando você deseja mudar para um novo campo.

3. Adaptar por descrição de trabalho

Os recrutadores estão extraordinariamente ocupados. Em vez de deixar que o recrutador determine se suas qualificações atendem às necessidades dele, explique isso a ele. Leia as descrições de trabalho e os requisitos para selecionar palavras-chave. Certifique-se de que as palavras-chave do seu currículo correspondam às enfatizadas na descrição do trabalho . Suponha que eles estejam procurando por criadores de conteúdo. Não se liste como um escritor pensando que eles farão a conexão.

Tente este exercício antes de enviar um currículo. Pratique um discurso de elevador sobre por que você é o candidato ideal para o trabalho. Em seguida, compare isso com a história que seu currículo conta. Se eles forem diferentes, encontre maneiras de ajustar suas experiências para que o currículo possa dar seu discurso de elevador para você.

4. Adapte-se ao setor

Cada setor é diferente, e adaptar seu currículo para refletir isso pode ajudá-lo a se destacar. Por exemplo, se você estiver interessado em trabalhar na área criativa, um currículo mais criativo provavelmente atrairá a atenção de alguém. Se você está procurando um cargo, mas não está vinculado a um setor específico, ter vários currículos diferentes adaptados ao tom de cada setor pode ser o ideal.

Você está em uma função como contadora ou gerente de projeto, por exemplo, que pode cruzar as fronteiras do setor? Mantenha cópias digitais do seu currículo em diferentes versões com tons únicos. Assim, você terá menos coisas para ajustar quando um novo trabalho no qual estiver interessado for publicado.

5. Adapte-se ao LinkedIn

Você pode não perceber o impacto que seu perfil do LinkedIn terá na sua busca por emprego. Embora você não queira que seu currículo seja uma réplica do seu perfil do LinkedIn, as palavras-chave do seu currículo precisam corresponder à sua experiência de trabalho listada. Suponha que uma empresa leia seu currículo buscando uma função desafiadora de gerenciamento de projetos, mas seu perfil do LinkedIn mostra você como um assistente virtual freelancer, eles terão problemas para conectar os pontos.

Dedique um tempo toda semana para atualizar seu perfil do LinkedIn e garantir que seu currículo o complemente, em vez de contestá-lo.

6. Adaptar para uma mudança de carreira

Quando você está na mesma carreira há muito tempo, sem dúvida você tem uma abundância de habilidades transferíveis que o beneficiarão em qualquer função. Demonstre isso com dados reais e conjuntos de habilidades específicas. O que pode ser redundante se você procura permanecer no mesmo campo deve ser enfatizado ao fazer uma mudança .

Essencialmente, você deseja contar uma história muito concisa que destaque por que você é um excelente cliente em potencial, apesar da falta de experiência na área. Certificações e educação que não são relevantes em sua função atual podem precisar ter uma parte mais proeminente de sua nova carreira.

7. Adaptar para sistemas de rastreamento de candidatos

Independentemente de nossos sentimentos sobre os sistemas de rastreamento de candidatos (ATS), eles são uma realidade das buscas de emprego. Recrutadores e gerentes recebem centenas de currículos de candidatos que não são qualificados e querem tentar. Ter um currículo adaptado para trabalhar com esses sistemas é necessário antes que uma pessoa real possa vê-lo . Observe que os formatos de currículo funcionais não funcionam tão bem com um ATS. O que terá sucesso com um ATS? Títulos de seção claramente formatados, palavras-chave que correspondem à descrição do trabalho e fontes profissionais.

Adapte seu currículo para o sucesso

Adaptar seu currículo é uma parte essencial de uma busca de emprego organizada . E adaptar seu currículo é ainda mais relevante se você deseja fazer uma mudança de carreira. Gerentes de contratação e recrutadores são inundados com currículos, então você precisa explicar por que você é um ótimo candidato para a função . Considere se reunir com um coach de carreira do Freela Web para ajudar a impulsionar sua busca de emprego.

Inscreva-se hoje e aproveite as taxas de coaching de carreira com desconto e tenha acesso ao nosso banco de dados completo de postagens de empregos flexíveis e remotos