Como aplicar inteligência artificial no marketing digital?
A Inteligência Artificial existe há um bom tempo, mas com a criação do ChatGPT, por exemplo, o assunto se tornou uma febre. Por isso, com o fim de te ajudar a entender como esse tipo de inteligência pode ser utilizada, veja a seguir como aplicar as IA's ao marketing digital!
Desde a sua idealização, a Inteligência Artificial (IA) já demonstrava a finalidade para a qual a sua criação estava destinada, isto é, conseguir pensar por si só. Assim, a IA passou a ser vista como um projeto ambicioso e que poderia ter sucesso a ponto de substituir os próprios humanos em parte do processo de produção. De fato, hoje em dia, em muitos setores da indústria e em diversos ramos a Inteligência Artificial demonstra sua alta capacidade de raciocínio. Desse modo, ocupa o lugar de pessoas em processos que exigem resolução de problemas de maneira mais rápida e eficiente.
O que pode ser amedrontador para a maioria das pessoas, na verdade, é apenas um passo dado para mais perto do futuro. Além disso, a IA se revela como sendo um ativo que ajudará no crescimento das empresas ao passo que as auxiliam a economizar cada vez mais. Dentro desse cenário, a Inteligência Artificial terminou por encontrar o marketing digital. Assim, se tornando uma forte aliada à publicidade das empresas que atuam em vários nichos do mercado. Por sua vez, para compreender melhor a relação entre a IA e o marketing digital e como se unem em favor da indústria, acompanhe todo o conteúdo desenvolvido a seguir.
Inteligência artificial: o que é e qual a sua origem?
De maneira simples, a Inteligência Artificial faz parte da ciência da computação. Como dito inicialmente, o principal objetivo da IA é a criação de um dispositivo ou “ser” que tenha a capacidade de raciocínio humano. Nesse sentido, sendo capaz de resolver problemas de modo rápido e também de pensar sozinha.
A IA pode passar a ter o potencial de raciocinar semelhantemente à raça humana a partir dos símbolos computacionais que são a base para seu funcionamento. É importante ressaltar que o conceito e origem da Inteligência Artificial têm a ver com Machine Learning (máquina de aprendizagem).
Machine Learning pode ser definido como um ramo da tecnologia que propõe a criação de uma máquina que possa aprender sem ter sido programada para isso. O conceito surgiu na década de 1950 por meio do teste de turing.
O teste criado por Alan Turing objetivou descobrir a possibilidade de pensamento das máquinas por meio de um jogo de imitações. Na versão comum, havia 3 participantes humanos, mas Turing foi além e substituiu um deles por uma máquina. No contexto, a máquina podia responder de modo semelhante ao ser humano e caso os demais participantes não conseguissem distingui-la de uma pessoa, logo a máquina seria capaz de pensar sozinha.
O teste não tinha a finalidade de fazer com que as respostas fossem corretas. Porém, visava analisar se a máquina respondia de modo parecido aos humanos.
Como a IA funciona?
Hoje em dia a Inteligência Artificial funciona de duas formas. A primeira é com base na união de informações e algoritmos inteligentes. Já a segunda é por meio do Machine Learning, é o exemplo das redes sociais que estudam o tipo de comportamento dos seus usuários.
Assim, basicamente a funcionalidade da IA se dá do seguinte modo:
- Análise de dados - processamento, categorização e verificação;
- Big data - fomento da máquina com alta quantidade de dados;
- Capacidade de processamento - é o poder de processar as informações.
Portanto, basta que uma Inteligência Artificial consiga ter acesso a esses três fatores que o conceito de Machine Learning é colocado em prática. Como exemplificado no tópico anterior, as redes sociais utilizam esse tipo de sistema para observar o tipo de conteúdo consumido por seus usuários.
Uma vez que as diversas redes sociais aprendem mais sobre o comportamento de seu público, conteúdos adequados para os diferentes usuários são enviados. Afinal, já se analisou todas as informações de pesquisa, por exemplo, que um certo público-alvo faz em seu sistema e se tem noção de suas preferências. Assim, fica fácil prender a atenção desse público à rede social.
Por esse raciocínio é que acontece a relação entre a Inteligência Artificial e as práticas mais recentes de marketing digital. Se quiser entender melhor como funciona a relação entre esses dois conceitos, basta conferir o próximo tópico.
Como funciona a relação entre IA e o marketing digital?
Com o desenvolvimento do marketing digital, a sua união com a IA era mais do que provável que acontecesse. Mas, para compreender bem a relação entre os conceitos, cabe explicar o que é o marketing digital. Bom, esse conceito é dado a todos os dados e ações realizadas dentro do ambiente virtual com o fim de favorecer as empresas e seus produtos.
Contudo, se o marketing digital são as informações e ações dentro da web que ajudam empresas e seus produtos ou serviços, o que isso tem a ver com a IA?
Lembra que a IA tem a capacidade de analisar grandes volumes de dados? É comum as empresas utilizarem tráfego pago, isto é, a otimização de anúncios sobre seus produtos. Esta é uma técnica de marketing digital que se utiliza da Inteligência Artificial, vamos esclarecer a seguir.
Dentro da estratégia de tráfego pago, a IA, nesse caso os motores de busca do Google, por exemplo, é a responsável por segmentar o público-alvo de uma empresa. Ao passo que vai apreendendo quem é o cliente ideal, persona, de determinada empresa, os anúncios passam a ser frequentemente apresentados para quem se mostra interessado no produto oferecido. Esta é apenas uma das formas de relação entre a IA e o marketing digital.
Principais aplicações da inteligência artificial ao marketing digital?
Separamos esta parte do conteúdo para aprofundar um pouco mais sobre alguns exemplos da relação da Inteligência Artificial com o marketing digital. Confira tudo logo abaixo.
Machine Learning
Como bem explicado, o machine learning significa o aprendizado/aprendizagem da máquina. Por meio da capacidade de aprendizagem e processamento de dados e informações fornecidas pelo utilitário desse sistema, o marketing digital se modificou.
Algumas das próximas aplicações da IA ao marketing são derivadas do conceito de machine learning. Mas desde já se pode dizer que uma empresa que faz uso da IA em suas estratégias de conteúdo está bem à frente da concorrência. Pois que, permite melhor qualificação de leads e segmentação de anúncios em menor espaço de tempo, como verá melhor a seguir.
Qualificação de Leads
A qualificação de leads nada mais é do que a capacidade que a Inteligência Artificial tem de identificar quais estratégias estão gerando leads de melhor qualidade. Fazendo isso, a empresa pode personalizar a sua estratégia de marketing e investir apenas naquilo que dá retorno.
Além do mais, após ter leads qualificados, também se torna mais previsível a taxa de Sales Qualified Leads, isto é, aquela persona preparada para a parte final do funil de vendas, a compra. Isto significa que a IA, por meio da observação do comportamento da persona, reúne dados suficientes para decidir a quem enviar os anúncios e promover mais chances de venda.
Se você chegou até aqui, é porque realmente tem interesse em melhorar suas estratégias de marketing por meio do uso da Inteligência Artificial. Continue com a gente e saiba mais como alcançar o seu objetivo.
Segmentação de Anúncios
Por sua vez, nesse ponto a IA já compreendeu e aprendeu qual é o tipo de persona ideal para sua empresa, isto a partir das informações fornecidas para ela. Como também, a IA do Google, via de exemplo, já sabe qualificar os leads, assim direcionando melhor os investimentos da empresa.
Desse modo, a Inteligência Artificial estará mais capacitada para segmentar os anúncios ao utilizar os dados adquiridos, seja pelo fornecimento a partir da própria empresa, seja pelo público-alvo desta pessoa jurídica. Tudo isso funciona por meio do cruzamento dos dados e o alcance de melhores interpretações da IA por meio do sistema de Machine Learning.
Sendo assim, durante todo o conteúdo você adquiriu conhecimento sobre a Inteligência Artificial e sua relação com o marketing digital. Desse modo, compreendendo desde o que é IA, sua origem e como funciona hoje em dia. Bem como se dá o relacionamento entre ambos os conceitos levantados nesse material.
Além disso, você também conferiu algumas das principais aplicações práticas da IA às estratégias de marketing.
Desse modo, se você gostou do nosso conteúdo e ele serviu para tirar algumas de suas dúvidas, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Dessa maneira, poderemos ajudar mais pessoas a entender sobre a Inteligência Artificial aplicada ao marketing digital.