Dermatite seborreica: o que é, quando procurar por ajuda profissional e quais os tipos de tratamentos?
O nome dermatite seborreica não é tão conhecido popularmente, mas ao usar o termo caspa, fica mais fácil ter uma certa ideia do que pode se tratar esta condição. No entanto, será mesmo que você sabe a respeito deste tipo de doença? Confira a seguir!
Dermatite seborreica: o que é, quando procurar por ajuda profissional e quais os tipos de tratamentos?
O nome dermatite seborreica não é tão conhecido popularmente, mas ao usar o termo caspa, fica mais fácil ter uma certa ideia do que pode se tratar esta condição.
Entretanto, ainda que se tenha um pouco de conhecimento sobre o assunto, sempre é bom aprofundar mais o entendimento a respeito do tema. Sendo assim, se você quiser saber mais sobre a dermatite seborreica, fique com a gente até o fim.
O que é a dermatite seborreica?
Como dito anteriormente, a dermatite seborreica nada mais é do que a caspa, como é comumente chamada. A dermatite seborreica é um tipo de inflamação bastante comum na pele e que afeta, principalmente, o couro cabeludo.
Porém, o que passa despercebido é que a inflamação também pode atingir outras partes do corpo que, também, sejam oleosas, tais como:
- Regiões ao lado do nariz;
- Orelhas;
- Barba;
- Pálpebras;
- Sobrancelhas;
- Peito e etc.
A dermatite seborreica causa alguns sintomas que vão desde a vermelhidão do local inflamado até mesmo a existência de manchas e descamação na pele. Ao apresentar estes sintomas, o paciente deve buscar a ajuda profissional de um dermatologista para que o correto e adequado tratamento seja indicado.
Vale ressaltar que a inflamação por dermatite seborreica não tem potencial de contágio. Bem como, é muito comum em bebês nos primeiros meses de vida. Mas ao aparecer em adultos, a inflamação pode ser crônica e, portanto, oscilar entre melhora e piora.
Quando é o momento ideal para buscar ajuda profissional em razão da dermatite seborreica/caspa?
Sempre que o paciente identificar algum sintoma que tenha ligação com a dermatite seborreica, este é o momento mais ideal para buscar a ajuda de um profissional dermatologista. Assim, o diagnóstico poderá desvendar se o caso clínico trata-se ou não de caspa, bem como se é uma condição crônica ou não.
Além dos sintomas mais comuns abordados, outros sintomas são os seguintes:
- Formação de pele morta nos locais inflamados;
- Placas com crostas amareladas ou mais esbranquiçadas na região do couro cabeludo;
- Certo nível de coceira nas regiões afetadas pela dermatite seborreica.
Quais são os tipos de tratamento para dermatite seborreica/caspa?
Em alguns casos a dermatite seborreica pode não ter cura e, por isso, surgir durante toda a vida, assim são os casos crônicos. Dessa maneira, um dermatologista pode indicar alguns tratamentos como você verá a seguir.
Imunossupressores presentes em cremes
Alguns exemplos são o tacrolimo ou pimecrolimo que devem ser aplicados diretamente na região que está sofrendo com a inflamação.
Antifúngicos na forma de pomadas
Por sua vez, os antifúngicos podem ser na forma de gel, creme e até mesmo shampoo. Alguns exemplos são o cetoconazol e o ciclopirox e que também devem ser usados sobre o couro cabeludo, nariz, peito, diretamente no local onde tem a inflamação.
Cada um destes tipos de tratamentos devem, necessariamente, ser indicados por um médico dermatologista. Pois, assim, a maneira de usar, os cuidados a serem tomados e o tempo necessário de uso serão repassados aos pacientes de maneira assertiva e segura.
OBSERVAÇÕES:
1- Interaja com o artigo! Comente, deixe sua opinião ou faça uma pergunta que logo mais iremos lhe responder!
2- Não perca mais tempo e entre em contato: contatojb150@gmail.com / (81) 98815-5369 WhatsApp. Assim, você poderá consultar os valores dos serviços que podem ser contratados