É verdade que nos últimos anos as mídias sociais ganhar destaque na mercadologia digital. No entanto, o e-mail marketing não deve ser descartado. Pode ser uma ótima oportunidade para quem quer atrair pessoas interessadas com esses leads e aumentar a relevância de sua empresa / marca.
Aqui estão os prós e contras do e-mail mercadologia.
PRÓS DO ENVIO DE EMAIL MARKETING
- Contato direto Pode entregar conteúdo direcionado relacionado a cada contato.
- Utilização global
Facilita a realização de campanhas internacionais e similarmente a entrada em novos mercados.
- Branding
Cria uma óptima oportunidade para acrescentar valor e acima de tudo manter a marca no top-of-mind da audiência.
- Rápido e fácil
As próprias plataformas asseguram as questões mais técnicas.
- Pouco intrusivo
Podemos escolher/filtrar quais as mensagens que queremos ver.
- Partilhável
Possibilita o encaminhamento do email para outra pessoa qualquer aumentando consequentemente o alcance deste.
- Flexível
Pode enviar mensagens em plain text, html, com o layout pretendido, com ou sem imagens.
- Escalável
Podemos contatar apenas algumas pessoas, centenas, centenas de milhar ou milhões.
- Mensurável
Podemos medir os resultados de uma campanha de marketing.
- Testável
Tudo pode ser testado, o layout, o texto, as imagens, as fontes ou as cores.
- Rastreável
Usando tags nos links conseguimos saber em que links o contato clicou e adicionalmente qual o caminho que seguiu.
- Aprendizagem sobre os clientes
Consegue perceber que tipo de conteúdos e produtos interessam mais aos seus clientes.
- Segmentação
Utilização de critérios como idade, género, localização geográfica, histórico de compras, etc, para conseguir comunicar de forma mais relevante.
- Personalização
Nome do contato como outros dados variáveis para que os emails sejam realmente personalizados e ainda mais relevantes.
- Geração de tráfego
Para as plataformas (website e redes sociais) e conteúdos.
- Automação de marketing
Automatização dos envios após subscrição, quando existe abandono do carrinho, quando se angaria uma nova lead.
- ROI
Meio relativamente barato e eficiente de alavancar bons resultados nas vendas.
- Fidelização
Permite manter contacto regular e relevante com os clientes.
CONTRAS DO ENVIO DE EMAIL MARKERTING:
- SPAM
Inconveniência, gastos para empresas, gastos para o usuário, riscos à segurança e prejuízo financeiro e finalmente o não recebimento de mensagens fidedignas.
- Legislação
Protecção de dados restritiva, complexa e com elevadas multas associadas.
- Entregabilidade
Não temos como controlar se os emails que enviamos são ou não entregues.
Vantagens e desvantagens do e-mail marketing Agora que você sabe quais são essas ferramentas Você pode começar a pensar em incluir essa ferramenta em seu plano de marketing também com plataformas como o mailchimp E se você tiver alguma dúvida entre em contato conosco. Você também pode contrata-los através da plataforma Freela Web.