Inclusão digital: Significado e importância para a sociedade

Saiba o que significa inclusão digital e sua importância em um mundo cada vez mais voltado à internet.

Inclusão digital: Significado e importância para a sociedade

Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização ao acesso às tecnologias da informação, de modo a permitir a inserção de todos no mundo informático. A inclusão informática é também uma forma de simplificar a rotina diária do usuário, desse modo, um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é a rede mundial de computadores para trocar e-mails, por exemplo, mas aquele que desfruta desse suporte para melhorar suas condições de vida através da busca de novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter de aprendizado, entre outras, sendo essa a importância da inclusão digital na sociedade.

Para que ela ocorra, são necessários três instrumentos: dispositivos para conexão, acesso à rede e o domínio de tais ferramentas, pois não basta a pessoa estar munida de um computador, smartphone ou tablet com internet para ser uma incluída digital, é necessário ele (a) aprender a como utilizar o dispositivo, para isso, o Sesc e o SENAI promovem projetos de democratização ao acesso à internet para pessoas de baixa renda, idosos, portadores de qualquer tipo de deficiência, etc.

É muito importante ressaltar que as desigualdades relativas às formas de acesso à comunicação digital são de diversas naturezas. Simplificando, é necessário compreender esse fenômeno como algo que vai além da mera falta de acesso a um computador partindo-se da avaliação que leve em conta desigualdades geográficas, como aconteceu nas cidades interioranas de todo o Brasil durante a pandemia, nesse tempo, surgiram diversos casos de crianças e jovens que tiveram dificuldades em acessar as aulas virtuais devido à pouca quantidade de torres de telecomunicação nas áreas em que residiam, ou relativas ao domínio que cada usuário tem quanto aos softwares mais comuns. Nesse sentido, as políticas públicas devem se dedicar a enfrentar esses problemas nas suas mais diversas dimensões.