Inteligência Artificial nas estratégias de marketing: como se beneficiar?

Saiba como utilizar a Inteligência Artificial ao seu favor e aumentar seus lucros em pouco tempo

Inteligência Artificial nas estratégias de marketing: como se beneficiar?

O Marketing Digital é hoje a estratégia mais assertiva para expandir negócios e gerar lucro através de conteúdos e divulgação no meio digital, entre outros meios. Para agilizar ainda mais os processos dentro do marketing digital, a utilização de Inteligência Artificial (IA) é o caminho mais curto e lucrativo.

Inteligência Artificial (IA) nada mais é que uma tecnologia, são sistemas automatizados que executam tarefas imitando a ação e mente humana. Seu objetivo, entretanto, não consiste em substituir as tarefas feitas por pessoas, mas sim contribuir com essas tarefas, trazendo mais rapidez e desenvoltura na realização dessas tarefas. O preceito fundamental da IA se baseia em copiar as ações que poderiam ser realizadas por seres humanos e então aprimorá-la, resultando em soluções inovadoras.

Diferente do que se imagina, o surgimento da inteligência artificial não é recente, e estima-se que sua origem se deu há mais de 60 anos, após a Segunda Guerra Mundial. Sua história conta com diversos atores, que com o intuito de desenvolver máquinas que tivessem as mesmas habilidades humanas de pensar, tomar decisões e agir, fizeram diversas experiências e testes que pudessem ajudar nas tarefas do ser humano. Um grande marco na história da IA foi o teste de Alan Turing, em 1950, que tinha o propósito de descobrir se uma máquina era capaz de se passar por um humano em uma conversa escrita.

Imaginada popularmente como sendo robôs, a IA é muito mais do que uma simples

Máquina automatizada. Ela está presente nos mais diversos meios, desde grandes corporações á áreas como saúde e educação, podendo ainda ser de grande utilidade no marketing digital, uma vez que seu principal objetivo é melhorar processos.

No Marketing Digital, a IA pode ser utilizada de maneiras diversas a fim de automatizar processos, reduzindo riscos de erros e consequentemente aumentando a receita! Quer saber mais sobre como a Inteligência Artificial pode ser utilizada nas ações de marketing? Confira a seguir algumas maneiras de aplicar Inteligência Artificial no Marketing Digital:

  • Anúncios em Mídia Programática: A inteligência artificial pode ser utilizada nas estratégias de marketing através da mídia programática, que são os anúncios online. Nesse formato, a IA é capaz de selecionar os anúncios e direcioná-los a cada usuário de maneira específica e personalizada, de acordo com os gostos e interesses, através do machine learning (aprendizado de máquina), uma tecnologia que processa dados e algoritmos para reconhecer ações humanas. Essa estratégia tem como vantagem resultados precisos, uma vez que os anúncios são apresentados ao público que realmente tem interesse naquele conteúdo e desse modo a taxa de conversão é maior.
  • Geração e Qualificação de Leads: A IA pode ser utilizada nas estratégias de marketing em uma das etapas considera essencial, que é na geração e qualificação de leads. Uma vez que consegue reconhecer os comportamentos humanos, a IA auxiliar na definição do momento em que um usuário está mais qualificado e pronto a realizar um compra. Através de análises das ações de cada lead, a inteligência artificial é capaz de distinguir a ocasião em que o leds está mais perto de realizar uma compra e assim pode direcionar esse lead ao setor de vendas, aumentando e consequentemente melhorando as taxas de conversão.
  • Curadoria de Conteúdo: A inteligência artificial pode ser utilizada para selecionar conteúdos exclusivos para determinado público ou indivíduo, uma vez que é capaz de identificar preferências através de análises de repetições. Ao reconhecer um usuário que tem preferência por certo tipo de conteúdo ou assunto, a inteligência artificial passa a oferecer e disponibilizar matérias semelhantes, de modo que esse usuário fique cada vez mais entretido e engajado. Essa ferramenta contribui ainda para gerar mais conexão com o público.
  • Chatbots: A inteligência artificial utilizada em Chatbots é capaz de manter contato em conversas com clientes, identificando suas necessidades e oferecendo as soluções adequadas. Desse modo a IA substitui um atendente humano. Além disso, a IA é programada a utilizar uma linguagem natural, e não robotizada, ao contrário do que pode se pensar, gerando assim um atendimento e diálogo assertivo e autêntico, o que consequentemente resulta em economia, tanto de pessoal como de tempo. Atualmente já existem diversas plataformas onde é possível desenvolver chatbots e programar o próprio sistema de IA de maneira simples, eficaz e econômica.
  • Retargeting: A estratégia de retargeting no marketing digital é utilizada para redirecionar o visitante que saiu do site da empresa a voltar. Nessa estratégia, a IA pode ser utilizada por meio do machine learning e com a segmentação de anúncios, uma vez que a inteligência artificial pode ser programada para compreender as ações e preferências humanas e desse modo é possível oferecer exatamente o que o usuário quer. Desse modo, a IA auxilia na estratégias de marketing, inclusive recuperando leads.
  • Automação de Marketing: Umas das utilizações de IA mais eficazes no marketing digital é a automação, através do qual é possível automatizar diversas ações e processos que são repetitivos no marketing. Para isso, são utilizados softwares com inteligência artificial que realizam essas ações de maneira rápida, fazendo com que os resultados sejam imediatos. Exemplos de automação de marketing são os disparos de e-mails, gestão de leads, disparos de SMS, programação de conteúdos para redes sociais, dentre outras ações possíveis.
  • Conteúdos com base em dados: Utilizando tecnologia de IA é possível colher informações e dados de diferentes softwares, em um curto período de tempo, fazendo com que o profissional economize esse tempo de pesquisa, focando em outras tarefas. Desse modo, a IA auxilia no quesito de efetuar pesquisas que necessitam de dados.
  • Segmentação de clientes, leads e conteúdo: com o desenvolvimento do marketing digital, os conteúdos são distribuídos não mais em massa nem de forma aleatória, mas sim de maneira assertiva. A inteligência artificial pode ser utilizada como uma ferramenta no marketing através de sistemas automatizados que realizam a segmentação de leads e clientes, oferecendo-os conteúdos que vão de encontro aos seus reais interesses. Essa segmentação pode ser feita em diferentes canais, como e-mail, redes sociais, anúncios pagos, dentre outras plataformas de conteúdos. Com isso, as estratégias de marketing se tornam cada vez mais rentáveis e os resultados são precisos e imediatos.

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