Invista em mini bands para fazer exercícios de forma prática e barata
Um acessório simples e prático para potencializar seus exercícios físicos sem muito esforço. Perfeito para atividades rápidas, durante os intervalos do home office.
Você já parou para refletir como os exercícios físicos são importantes na nossa vida, profissional inclusive?
Com eles, conseguimos manter nossa saúde em dia, cuidar melhor do nosso corpo e estar sempre em movimento. Os exercícios servem, também, para prevenir o aparecimento de doenças, para melhorar as suas funções motoras e até mesmo como um tratamento conjunto para diversas situações, melhorando até mesmo quadros de depressão e ansiedade.
Contudo, na maioria das vezes precisamos de algumas coisas que melhoram essa prática, como acessórios próprios para exercícios, por exemplo. Um desses acessórios, que cada dia mais vem sendo procurado são as mini bands, que trazem mais elasticidade e possibilidades aos seus exercícios, e além de tudo, aceleraram os seus resultados e melhoram a sua saúde.
Entretanto, ainda é comum que existam muitas pessoas que ainda não conhecem os benefícios e o porquê de investir em minibands, já que elas podem te ajudar a fazer exercícios de maneira mais barata e prática.
Para isso, a melhor maneira de matar essas dúvidas e curiosidades é descobrir sobre as mini bands, seus benefícios e indicações de uso. Vamos lá?
Em primeiro lugar, o que são as mini bands? Quais são os seus benefícios?
As mini bands estão na principais listas de acessórios esportivos que melhoram o seu desempenho, e podem ser usados em casa, na academia ou na prática de exercícios ao ar livre. É um acessório compacto, fácil de levar consigo para qualquer lugar e principalmente muito barato, o que chama a atenção de todos que querem incrementar a sua prática de exercícios.
De forma resumida, as mini bands são faixas que aplicam pressão e tensão no músculo, permitindo a prática de treinamento de força e para tonificar os músculos. Existem as faixas circulares finas e as mais longas, cada uma delas tem um uso específico.
Com estes atributos e muitos outros, as mini bands ganharam o coração das pessoas que praticam atividade física e estão recebendo cada vez mais espaço nas lojas de produtos fitness e para cuidado com o corpo.
O mais interessante de tudo é que as minibands podem ser usadas, também, no meio medicinal, ocupacional e da fisioterapia, ajudando na recuperação de traumas, lesões; fortalecendo o assoalho pélvico e prevenindo dores de atividades físicas feitas sem aquecimento prévio, por exemplo.
Além de todos estes itens supracitados, as mini bands oferecem outros diversos benefícios, como por exemplo:
- Ajuda a trazer mais flexibilidade para o corpo: Com a aplicação de mais força no corpo, você treina até o seu limite e traz mais elasticidade para o seu corpo;
- Ajuda na prevenção de doenças cardíacas e funções respiratórias: Com o fortalecimento dos músculos e trabalhando de forma holística com o corpo, as mini bands podem até mesmo melhorar a sua função respiratória, e por meio da melhora do seu retorno venoso, prevenir problemas do coração;
- Trabalha a fadiga corporal, como se fosse um analgésico natural a longo prazo;
- Melhora a sua postura e evita problemas lombares e posturais;
- Trata as dores articulares, lombares e nas costas;
- Ajuda na perda de peso e a incrementar o seu treino;
- Tonifica os músculos por meio da aplicação de força e tensão local;
- Tira o corpo do sedentarismo e promove uma melhora na sua saúde em geral;
- É um acessório prático e seguro de ser usado;
- Possui poucas contraindicações de uso;
- Acessório de bom custo-benefício e que pode ser levado consigo de forma tranquila;
- Trazem mais resistência física;
- Facilita a prática de alongamentos;
- Melhora o seu condicionamento físico;
- Ajuda no fortalecimento do core, região do abdômen, lombar e região pélvica;
São muitas vantagens em um só acessório!
Quais são as indicações de uso das mini bands? Há alguma contraindicação?
Um dos pontos mais interessantes a respeito das mini bands com certeza é sua versatilidade, pois o acessório tem diversas indicações de uso diferentes. O uso da mini banda é indicado para quem quer mais pressão e força nos seus treinos, mas também é indicado para pessoas que possuem um desvio do valgo, que é o caso de quando o joelho se retrai com a prática de exercícios. Neste caso, a mini band ajuda a estabilizar o joelho e que não haja nenhuma lesão na prática de exercícios.
Outras indicações para o uso da mini banda são para dar elasticidade e estabilidade na prática de exercícios, pois o seu uso é capaz de manter uma tensão sadia nos músculos, ajudando até mesmo no processo de tonificação e hipertrofia.
Contudo, por mais que os benefícios sejam muitos, há também algumas contra indicações (pouquíssimas, na verdade). Quem sofre de dores com a aplicação de pressão, tem acúmulo de líquidos em algum membro ou está com alguma fratura recente em tratamento, a indicação é somente usar as mini bands caso o seu médico ou instrutor físico liberem.
Como usar as mini bands?
As mini bands contribuem muito para a nossa saúde e para a melhora da prática de exercícios físicos, e por isso, possuem diversos tipos de uso. O mais recomendado, é, inicialmente, adquirir um conjunto de no mínimo duas mini bandas para começar a sua prática de exercícios com a aplicação de tensão e força local.
Depois disso, você pode escolher em quais exercícios usar a sua mini band e de que forma ela será inserida nos seus exercícios. As mini bands podem ser usadas em exercícios para peitoral, agachamento, braços, ombros, etc.
São muitas possibilidades de uso, não é mesmo?
Com isso, entendemos que a possibilidade de melhorar os seus exercícios com as mini bands é real, e que com elas, você tem acesso a um efeito profissional investindo pouco dinheiro e tendo em mãos um acessório fácil de usar. Com certeza é um ótimo investimento na sua saúde física e para melhorar os resultados das suas atividades.