Marketing nas Redes Sociais: Como alcançar os melhores resultados em cada uma delas?

Atualmente, as redes sociais são necessárias para a divulgação de antigas e novas marcas, pois não tem como ficar de fora dos maiores canais de interação entre as pessoas, sendo imprescindível conhecer cada plataforma e aplicar as melhores estratégias para obter excelentes resultados.

Marketing nas Redes Sociais: Como alcançar os melhores resultados em cada uma delas?

O marketing nas redes sociais é o acervo de táticas baseadas na performance de uma marca ou negócio em uma determinada plataforma de rede social, de forma que ela contribua para o alcance dos objetivos de marketing. Trata-se de encontrar o público-alvo nas redes sociais para colocar a marca no dia a dia das pessoas, assim, ela se torna mais conhecida e relevante para o público, aumenta o engajamento da audiência, atrai potenciais clientes e gera mais conversões. Embora muita gente pense que esse tipo de mercadologia se resuma às publicações no feed, há outras atividades envolvidas, como o planejamento, a produção de conteúdo, a interação com o público, o investimento em anúncios, o monitoramento e a otimização da estratégia, sendo esses os pilares do social media marketing, esses que estruturam a presença das marcas nas redes sociais.

Confira abaixo algumas dicas sobre como alavancar o seu negócio com as plataformas de redes sociais:

- Definir os objetivos da estratégia de marketing nas redes sociais

É o primeiro passo para garantir o sucesso do seu negócio, os objetivos podem ser o aumento do alcance ou reconhecimento da marca, o aumento do engajamento da mesma, a geração de leads e cadastros, etc. Escolher uma ou mais metas, quando definidas, saber também quais indicadores ou KPIs monitorar para saber se está aplicando a estratégia de forma correta;

- Construir uma persona para as estratégias de social media

É também um dos pilares mais importantes desse tipo de mercadologia, pois se trata da criação de um perfil do cliente ideal, baseado nos gostos dele, na idade, no gênero, na localização, entre outros dados, dessa forma, o produto ou serviço é oferecido ao público-alvo adequado;

- Definir as redes sociais mais adequadas para sua marca

Existem várias plataformas de redes sociais, mas não é necessário cadastrar uma conta profissional em todas, pois além de cansativo, administrar o perfil em mais de uma demanda tempo, equipe e recursos e na maioria das vezes é ineficaz, pois o público-alvo pode não estar em uma determinada rede social, sendo necessário analisar a dinâmica de cada uma delas, a linguagem, os tipos de postagem, etc., e definir quais serão melhor administradas, sendo 2 plataformas o mínimo.