Por que você deveria ler Madame Bovary?

Por que você deveria ler Madame Bovary?

Sobre o romance

Madame Bovary, datado de 1857 é um clássico romance realista de Gustave Flaubert. Um romance realista faz a retratação de uma época, faz isso através dos espaços sociais, com isso, pretende descrever a forma que aquela sociedade vive e seus costumes. 

Podemos compreender melhor o conceito de romance realista através do dicionário online:

O romance realista surge orientado para a análise psicológica da sociedade, criticando-a a partir do comportamento das personagens, nomeadamente das que se consideram das classes dominantes, e procurando captar as condições mais miseráveis e torpes da vida real. Madame Bovary, de Gustave Flaubert, publicado na França em 1857, é considerado o primeiro romance realista. (Porto Editora, 2022.)

A história começa quando Charles Bovary, um médico local conhece Emma que está acompanhando seu pai Rouault que é paciente de Charles. Emma, uma menina órfã de mãe e filha única de seu pai, acaba ficando atribuída dos afazeres domésticos, após Charles ficar viúvo decide pedir a mão de Emma para seu pai que consente e enfim eles se casam. 

Durante o romance vamos percebendo a insatisfação de Emma perante seu casamento, pois ela idealizava através de suas leituras uma vida mais movimentada, agitada e com mais interesse do que a que está tendo. 

Emma se decepciona com a falta de ambição de Charles em busca de uma vida melhor e mais exótica, a vida tranquila e pacata que ela leva a deixa infeliz e o livro vai apresentando a psique de Emma e como tudo isso se sucede nos levando a um fim melancólico. 

Bovarismo

O bovarismo é um termo utilizado na psicologia para explicar um transtorno referente a idealização de características grandiosas fazendo com que há uma alteração do sentido da vida real, esse transtorno gera uma insatisfação recorrente fazendo com que a pessoa que sofre disso espere situações e uma realidade inatingível e se sinta permanentemente melancólico e com grande insatisfação nas relações que cultiva. Foi o Jules de Gaultier, um filósofo que em 1892 foi o pioneiro a relatar esse transtorno psicológico. 

Além do livro também há o filme (2014), em que narra esse clássico romance.

E você? Já leu ou assistiu Madame Bovary? Fique à vontade para fazer seu comentário e compartilhar sua resposta!

Referências:

Porto Editora – romance realista na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-25 23:11:59]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$romance-realista