Prurido: o que é, quais são os sintomas, causas e qual é a maneira correta de tratar?
O prurido é uma das doenças mais desconhecidas pela população e, por isso, é muito comum que só tenha conhecimento a respeito da condição ao se contaminar. Mas, para que você saiba mais sobre o assunto e evite contaminação, continue lendo este artigo.
Prurido: o que é, quais são os sintomas, causas e qual é a maneira correta de tratar?
O prurido é uma das doenças mais desconhecidas pela população e, por isso, é muito comum que só tenha conhecimento a respeito da condição ao se contaminar.
Pensando nisso, decidimos criar este artigo com o fim de explicar melhor a respeito do que é o prurido e outros pontos importantes sobre a condição. Se você quiser saber mais sobre a condição, então fique com a gente até o fim deste artigo.
Afinal, o que é prurido?
De maneira muito simples, o prurido se trata da designação de uma coceira e que pode surgir em várias partes da pele humana. Em suma, o prurido é um sintoma, uma condição que pode indicar a existência de uma doença principal.
Além disso, o prurido tem íntima ligação com a sensibilidade individual. Bem como pode causar grande incômodo aos pacientes e alguns deles podem até mesmo se machucar por se coçar bastante.
Outro ponto relevante que vale ressaltar é que este tipo de sintoma é muito mais comum em pacientes idosos, uma vez que eles são a categoria de pacientes que têm a pele mais sensível e delicada do que os pacientes mais jovens.
Quais são os principais sintomas do prurido?
Uma vez que o prurido se trata de um coceira que pode ocorrer em várias partes da pele do corpo humano, pode-se dizer que a coceira é, sim, o sintoma que mais representa a condição. No entanto, há alguns outros sintomas decorrentes do prurido, tais como:
- Vermelhidão;
- Inchaço;
- Surgimento de lesões da pele;
- Muita irritação na pele.
Estes são alguns dos sintomas do prurido. Porém, confira a seguir os principais fatores que causam a condição.
O que pode causar o prurido?
O prurido possui muitos fatores, no entanto, há alguns que se destacam dos demais, por exemplo:
- Reação alérgica em consequência do contato com produto químico;
- Queimadura causada pelo sol;
- Urticária;
- Dermatite atópica ou de contato;
- Eczema;
- Pele muito ressecada;
- Anemia;
- Diabetes;
- Colestase;
- Fungos;
- Hipotireoidismo e/ou hipertireoidismo e etc.
Embora a condição do prurido seja muito incômoda, há a maneira certa de realizar o tratamento. Assim, se quiser saber como deve ser feito o tratamento correto, confira o tópico a seguir.
Como deve ser o tratamento do prurido?
O tratamento do prurido está ligado diretamente com a causa da doença. Por isso, em alguns casos podem ser tratados apenas com pomadas e cremes tópicos. Já em outros casos, o tratamento pode ser mais radical, como a mudança no estilo de vida.
Contudo, quando se trata da saúde do maior órgão do corpo humano, isto é a pele, buscar o auxílio de um profissional dermatologista deve ser a primeira decisão a ser tomada. Uma vez que, ele é o mais capacitado para realizar o diagnóstico e tratamento da forma mais correta e adequada possível.
OBSERVAÇÕES:
1- Interaja com o artigo! Comente, deixe sua opinião ou faça uma pergunta que logo mais iremos lhe responder!
2- Não perca mais tempo e entre em contato: contatojb150@gmail.com / (81) 98815-5369 WhatsApp. Assim, você poderá consultar os valores dos serviços que podem ser contratados