Scareware: O que é, como prevenir os ataques e como remediar caso o ataque tenha ocorrido?
Saiba o que é scareware, quais são as formas de prevenção aos ataques e como remediar em caso de infecção no dispositivo.
Alguma vez você entrou em algum site e foi surpreendido (a) por um ou mais pop-ups ou notificações com avisos terríveis de que seu computador, smartphone ou tablet foi infectado por um malware, geralmente um vírus? Se sim, saiba que se trata de um scareware (scare = susto; medo; provocar susto ou medo e ware = abreviação de software, ou seja, ‘software que causa medo’), uma técnica de golpe de malware que utiliza alertas de segurança pop-ups falsos para assustar o usuário e fazê-lo pagar por um programa informático mascarado de antivírus, podendo ser um bloatware inútil e relativamente inofensivo ou o pior: um programa malicioso real. Esses softwares, assim como qualquer um que tenha fins danosos, deve ser evitados e combatidos, nesse caso, o cuidado deve ser dobrado, pois empresas legítimas de cibersegurança não utilizam gatilhos mentais disfuncionais, como o medo, para convencerem seus clientes a comprarem seus produtos, porque é uma prática antiética e pela lógica, afasta o usuário em vez de atraí-lo, por isso, as marcas não devem, em hipótese alguma, dispensar a persuasão positiva, ou seja, acolher o desejo, a dor ou a necessidade do cliente, demonstrar empatia e compreensão e priorizá-lo.
Saiba agora como prevenir ataques de scareware. Segue abaixo as dicas:
- Nunca clicar em notificações de malware;
- Manter o navegador atualizado;
- Usar toda a gama de ferramentas de rede, como bloqueadores de anúncios, filtros de URL e firewall;
- Evite downloads acidentais. Para se livrar de notificações de scareware, feche imediatamente a janela do navegador em vez de clicar nos botões “Fechar” ou “X’’, pois se clicar em um deles, o download será feito e ocorrerá a infecção, no Windows, use Ctrl + Alt + Excluir para abrir o Gerenciador de tarefas. Encontre o programa na guia Aplicativos e clique em Finalizar tarefa;
- Sempre utilizar software antivírus genuíno e mantê-lo atualizado.
Para remover o programa malicioso do dispositivo, clicar na notificação de alerta do antivírus legítimo e desinstalar o scareware imediatamente, no Windows, acessar Painel de controle, na categoria Programas, clicar em Desinstalar um programa, assim que encontrar o malware, clicar com o botão direito do mouse, clicar em Desinstalar e em OK para confirmar a ação, no Mac, procurá-lo na categoria Aplicativos, no Finder, mover para a Lixeira e esvaziá-la.