Seu perfil no topo do linkedin saiba como: Envolver outras pessoas com o LinkedIn: 8 dicas

O LinkedIn tem quase 800 milhões de membros registrados em mais de 200 países, o que o torna “a maior rede profissional do mundo”, segundo o site. Esses fatos por si só podem parecer esmagadores quando se trata de descobrir a maneira mais inteligente de aproveitar essa poderosa ferramenta de mídia social.

Seu perfil no topo do linkedin saiba como: Envolver outras pessoas com o LinkedIn: 8 dicas
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Com tantas pessoas, lugares e possibilidades de conexões online em potencial, como você pode usar o LinkedIn para sua melhor vantagem quando se trata de direcionar estrategicamente – e então aproveitar ao máximo – suas oportunidades de networking?

Sem um trabalho consistente para atrair a atenção daqueles que podem ajudá-lo em sua busca de emprego, seu perfil do LinkedIn pode ser desperdiçado. E vale a pena dedicar um pouco de suor a essa missão, pois, como explica o coach de carreira e estrategista de marca pessoal Daniel Caran , quando abordado estrategicamente, o LinkedIn pode ser uma “camada dinâmica que se baseia em seu currículo”.

“Seu perfil do LinkedIn é algo que não apenas ecoa uma mensagem consistente com o currículo, mas realmente adiciona algo novo e empolgante, em vez de apenas regurgitar as mesmas palavras do currículo literalmente”, diz Daniel. Mas, para aproveitar ao máximo a plataforma, é preciso saber trabalhá-la para construir relacionamentos que abram portas durante a busca de emprego.

Maneiras de engajar com sucesso outras pessoas (incluindo recrutadores) no LinkedIn.

1. Use palavras-chave

A revista Forbes informou recentemente que 95% dos recrutadores usam o LinkedIn em seus esforços de recrutamento . Mas para que os recrutadores o identifiquem no mar de perfis, eles precisam saber o que você faz. O uso de palavras- chave em seu perfil pode ajudar a chamar a atenção dos recrutadores para as habilidades profissionais específicas que você tem a oferecer.

2. Escreva Recomendações Estratégicas

Considere o método de reciprocidade quando se trata de reunir recomendações profissionais para o seu próprio perfil. Em outras palavras, entre em contato com contatos selecionados em sua rede com quem você trabalhou de perto e escreva recomendações para eles, sem solicitar que eles façam o mesmo por você. Muitos podem surpreendê-lo oferecendo-se para recomendá-lo em sua própria página de perfil. Essa abordagem ajuda você a evitar ter que enviar o potencialmente irritante “Você vai me endossar?” e-mails pelo site.

3. Conexões de destino com o título do perfil

As pessoas querem se envolver com outras pessoas no LinkedIn que tenham algo em comum com elas ou que possam ajudá-las a realizar um trabalho específico . Você pode usar o título do perfil do LinkedIn para ajudá-lo a se identificar profissionalmente , adaptando assim sua presença no site para quem procura os serviços que você oferece. Wiacek ressalta que você pode usar o título do LinkedIn para ajudar a se diferenciar em um mercado on-line lotado.

“Em 220 caracteres (ou menos), qual é o seu slogan, slogan profissional da marca?” Pergunta Daniel. “Não apenas liste seu cargo. Isso é chato. Não muito memorável. Vá além: talvez você não seja 'apenas' um Diretor de Vendas do Centro-Oeste. Talvez você seja realmente um 'Diretor de Vendas do Centro-Oeste | Ganhou o prêmio Top Sales por 5 anos consecutivos e reteve 100% dos clientes.'”

4. Mostre quem você é com uma imagem de fundo

Wiacek acrescenta que você pode reforçar sua marca usando outro recurso gratuito do LinkedIn, que ele acredita ser muitas vezes subutilizado: a imagem de fundo por trás da sua foto de perfil . “Se você tem uma imagem de fundo, é descartável, como um belo horizonte aleatório de uma cidade, ou a imagem realmente reforça seu valor e sua marca?” Pergunta Wiacek.

“Por exemplo, se você é diretor de uma ONG internacional, talvez seja uma imagem sua trabalhando com equipes no exterior ou, no mínimo, uma imagem do globo. Algo que faz o espectador parar e pensar. Se você é um profissional criativo, sua imagem de fundo é tão criativa quanto você ou fica aquém?”

5. Ative as atualizações de status

Quando você quer que outras pessoas em sua rede profissional saibam que você está procurando um novo emprego ou oportunidade, você pode chamar a atenção delas para o seu perfil ativando o recurso “atualizações de status” no LinkedIn. Esse recurso envia um alerta para sua rede quando você atualiza seu perfil , informando que você fez alterações nele.

6. Participe de discussões em grupo

Não importa em que setor você se especialize, você provavelmente encontrará outras pessoas falando sobre isso no LinkedIn. Em vez de ficar à espreita silenciosamente e ler os pensamentos de seus colegas sem oferecer feedback, contribua com algo significativo para a discussão. Isso colocará seu nome como especialista em seu campo e ajudará outras pessoas a reconhecê-lo.

7. Compartilhar Artigos

Se houver um influenciador específico com quem você gostaria de se envolver em relação à sua busca de emprego, considere enviar a essa pessoa um artigo relevante via LinkedIn. Certifique-se de entender quais tipos de informações seu contato está interessado em receber antes de enviar um link. Você também pode compartilhar artigos relevantes com toda a sua rede para mostrar seus interesses e conhecimentos em determinadas áreas.

8. Mostre sua liderança de pensamento

Wiacek enfatizou que, além de permitir que você compartilhe artigos de outras pessoas com conexões no LinkedIn , a plataforma também permite que você demonstre sua própria liderança de pensamento. “Você pode escrever e postar artigos; fazer comentários perspicazes; carregar decks de PowerPoint, estudos de caso e publicações; exibir patentes, etc.”, disse Daniel.

Ele também observou que, se você preferir manter seu currículo mais curto, mas também quiser mostrar outras experiências para revelar aspectos adicionais de sua liderança e experiência, o LinkedIn permite que você adicione muito mais conteúdo.

“O LinkedIn recolhe entradas dentro de seções”, disse ele. “Por exemplo, ele exibirá automaticamente os poucos trabalhos mais recentes e, dentro de cada trabalho, truncará a descrição do trabalho apenas nas primeiras linhas de texto. O leitor/visualizador do seu perfil terá a opção de expandir a visualização e ver detalhes adicionais.” Ao ser proativo, você pode maximizar o valor do seu perfil do LinkedIn ao envolver outras pessoas e analisar seu perfil durante uma busca de emprego.

Seja contratado, seja contratado

Ao otimizar seu perfil do LinkedIn, você pode direcionar as conexões certas, construir relacionamentos, mostrar suas habilidades para potenciais empregadores e abrir portas para novas oportunidades.

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