Você sabe oque é a depressão?

A depressão é uma tristeza profunda, manifesta-se fisicamente roubando toda energia de vida, ou seja, faz com que a pessoa perca o interesse por atividades que antes eram prazerosas, incapacitando a pessoa de executar as tarefas mais comuns e podendo chegar até ao suicídio se não tratado.

Você sabe oque é a depressão?

Trata- se de um transtorno mental que pode atingir pessoas de qualquer idade em qualquer momento da vida, afeta a forma da pessoa pensar, sentir, se comportar e uma condição, por exemplo, são as comorbidades.

Em muitas ocasiões, a pessoa não tem só depressão. Ela possui depressão e problemas com uso de substâncias ou transtorno de ansiedade relacionado a um transtorno alimentar, transtorno de personalidade. A importância do diagnóstico apropriado com um profissional especializado é essencial porque muitas das vezes os transtornos mentais não aparecem sozinhos. 

O diagnóstico não é dado somente por esses sinais, mas pela exclusão de sintomas, resultando em diagnósticos com outras situações médicas, como, alterações na tireoide, tumor cerebral, que podem apresentar sintomas semelhantes aos da depressão.


Causas

Excesso de peso, sedentarismo, problemas familiares/ financeiros, situações estressantes, uso de álcool/drogas, envelhecimento, um acontecimento festivo que é o nascimento de seu próprio filho (a) pode tornar-se depressão. Algumas mulheres são em especial muito suscetíveis a uma categoria do transtorno chamada depressão pós-parto. A situação acontece por condições biológicas e psicológicas, relacionadas aos hormônios e a nova etapa de sua vida.

Sintomas

Pensamentos negativos, tristeza profunda, desinteresse, baixa autoestima, distúrbio do sono, choro frequente, pensamentos suicidas, isolamento social, problemas de concentração, para pensar ou tomar decisões.

A empatia neste momento é essencial para a pessoa que está com depressão, aqui estão algumas formas para incentivá- la:

Estamos Juntos! Estou aqui!

Como você está?

Tudo vai dar certo!

Acredito em você!

Vamos viajar?

Te adoro!

 

Qual forma a pessoa com depressão pode se auto ajudar?

Os sintomas da pessoa que está com depressão traz sinais onde o indivíduo tenta se manter mais distante de relacionamentos, menos ativo em suas funções do dia a dia e com tantos pensamentos negativos que acabam coibindo suas diversões e responsabilidades  .

Apesar de não ser fácil a pessoa compreender o que  está passando, pode procurar ajuda de um profissional especializado e realizar atividades que proporcionem bem-estar.

Algumas atividades podem ajudar no quadro da depressão. A prática de atividades físicas ajuda o organismo a se recuperar trazendo bem-estar, auxiliando para que o dia a dia seja um pouco mais suave.

A alimentação de maneira equilibrada principalmente para o bom funcionamento do intestino, o qual é responsável pela produção de quase 100% da serotonina do nosso organismo, pois ela regula algumas funções do nosso corpo como: o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura, sensibilidade e este hormônio quando está em níveis baixos a pessoa sofre com problemas no organismo para dormir, ansiedade, depressão e problemas de humor. Alguns estudos têm indicado que a alimentação pode ajudar na prevenção da depressão e até como uma das formas de tratamento.

Para combater a indisposição, a pessoa pode aceitar os convites para festas e participar de eventos sociais, pois ajuda também a diminuir pensamentos negativos, do mesmo jeito que  praticar uma atividade prazerosa pode ser parte da solução. Busque caminhos diferentes dos que faz, e quem sabe você possa se surpreender!!

Buscar caminhos e maneiras diferentes de realizar as atividades do dia a dia pode ajudar e mudar a forma de olhar para o dia a dia. Isso pode ajudar a enxergar as situações de uma forma diferente e, quem sabe, de forma positiva.

Você não precisa esperar seu sofrimento ficar insuportável para procurar ajuda psicológica é fundamental para encarar as causas da depressão, os conflitos e o sofrimento pessoal.

Da mesma forma que você não demoraria em ir ao ortopedista se estivesse com uma dor constante nas costas.

Procure ajuda!



“Este artigo é informativo. Em caso de dúvidas, seu médico deverá ser consultado.”