7 dicas para freelancers e autônomos (muito importantes)
Freelancer certamente não é para todos, mas para a maioria, pode ser a solução para melhorar o equilíbrio entre trabalho/vida pessoal ou se tornar o próprio patrão
Esteja você pensando em freelancer, apenas começando ou trabalhando por conta própria, aqui estão 7 dicas que todo freelancer deve empregar:
1. Calcule taxas e como cobrar
Sua taxa horária básica = (Salário mensal + despesas mensais + lucro mensal) / horas de trabalho faturáveis mensais.
Mas, qual será a melhor escolha de cobrança do meu serviço ? Pesquise os prós e os contras de cobrar por hora ou por taxas fixas de projeto, diárias ou pacotes de preços.
2. Sempre tenha um contrato
Um contrato ajuda freelancers a solidificar várias coisas : a taxa negociada entre você e o cliente, os parâmetros e escopo do projeto, prazos, revisões ou cancelamentos de projetos e reembolso. Os contratos também ajudam a protegê-lo de possíveis questões jurídicas, divergências e garantem que você seja pago por seu trabalho. Você pode encontrar recursos para contratos em sites como LegalZoom.
3. Certifique-se de fazer o serviço somente após a plataforma acusar o pagamento.
Pode ser difícil estar lá sozinho. Portanto, você quer ter certeza de que receberá o pagamento por seu trabalho árduo. Antes de iniciar qualquer trabalho certifique-se de que o seu cliente tenha pago para o Freela Web antes, poís nos somos a maior garantia para que você possa receber certinho! Não recomendado mas se você quiser pode enviar uma cobrança personalizada e receber ⅓ adiantado ⅓ na metade do projeto e o final ⅓ na conclusão, isto recomendado somente para valores mais altos, ou escolha outra porcentagem de pagamento que funcione melhor para você ou seu negócio.
4. Obtenha o mínimo de impostos
Suas obrigações fiscais devem fazer parte da definição de seus preços e, como os freelancers são considerados autônomos, eles estão sujeitos ao imposto de trabalho autônomo . Lembre-se de que você terá que suprir suas necessidades com o governo e ter garantias, como assistência médica, odontológica e aposentadoria. Além disso, é importante pensar em como você pode economizar em impostos e a melhor maneira de sua empresa declarar impostos (pagamentos anuais ou trimestrais) ou o melhor que recomendamos você abrir uma MEI emitir notas fiscais e aproveitar o benefício que o governo tem de taxa única para MEI com um faturamento de até R$6.750,00 mensais.
5. Mantenha as coisas organizadas
Parece simples, mas a maioria dos freelancers sabe que não é tão fácil quanto parece. É por isso que é tão importante planejar sua programação e cumpri-la. O agendamento permite que você:
- Cumprir prazos importantes
- Dê a cada cliente a atenção que ele merece
- Crie equilíbrio entre trabalho / vida pessoal
6. Divulgue seu link de freelancer em portais sociais e grupos.
Importante você divulgar o link da sua loja de serviços em redes sociais e grupos pois assim seu perfil será mais visto mais indexado e naturalmente você fará mais vendas:
- Redes sociais mais usadas : facebook, linkedin, instagram, tiktok todas elas permitem que você divulgue um link.
7. Seja o especialista em seu nicho para encontrar novos clientes ( Importante )
Quer saber como prospectar novos clientes? Você tem que se posicionar como um especialista em seu espaço e compartilhar seu conhecimento com quem quiser ouvir. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode comercializar a si mesmo e suas habilidades especializadas por pouco ou nenhum custo:
- Tenha um canal do youtube
- Crie um blog
- Mantenha seus perfis de mídia social atualizados
- Falar em grupos
- Publique anúncios para seus serviços ou um perfil pessoal em sites como Freela Web.
Pesquisando mais informações e dicas sobre freelances? Confira o nosso Blog
Redação: Thiago Almeida