Metaverso: O que é, como é utilizado e quais são seus prós e contras?
Essa nova tecnologia, assim como outras, tem seus prós, que não são poucos, mas também tem seus contras, sendo necessário avaliá-la criteriosamente para desfrutá-la de forma saudável.
O metaverso é uma tecnologia que integra o mundo real ao digital, por meio da realidade virtual ou aumentada, podendo também utilizar hologramas, o que faz com que os 2 mundos tenham pouquíssimas diferenças entre eles. Dessa forma, em um jogo, por exemplo, o usuário tem experiências mais reais, aumentando sua motivação e engajamento. Na educação, o metaverso cria simulações de laboratórios, por exemplo, permitindo que o aluno tenha vivências reais de sua experiência, no e-commerce, melhora a experiência do cliente, permitindo que ele experimente roupas, acessórios ou equipamentos de forma virtual e totalmente remota.
As aplicações do metaverso são inúmeras, a exemplo de simuladores 3D, comuns em parques temáticos, na medicina, ele é aplicado nas cirurgias à distância, em roupas que atuam como termômetros e em cursos nos quais os discentes não precisam de corpos reais para o aprendizado, no universo corporativo, promove reuniões com interação pessoal/virtual entre os participantes e treinamentos especializados feitos remotamente e na indústria automotiva, bem como na gestão de armazéns logísticos, facilita a execução das atividades.
O usuário pode investir no metaverso através do aluguel ou venda de terrenos virtuais, sendo possível construir um imóvel no mundo digital e obter lucro, da compra de tokens provenientes de jogos que tenham essa tecnologia, do investimento em tokens diversos, sem esquecer que roupas, objetos, veículos, objetos colecionáveis, obras de arte, entre outros, podem ser tokenizados e do investimento em ações de empresas que apostam em funcionalidades e soluções do metaverso, como as do Facebook/Meta.
Os prós são inúmeros, mas também há os contras, a exemplo de pessoas que tenham alguma fobia, se houver a simulação de um ambiente alto, como o parapeito de um prédio, a pessoa portadora de acrofobia rejeitará o uso do óculos de realidade virtual ou aumentada, outro porém é o fato de que o usuário deve ter o acessório em mãos para entrar no metaverso, a boa notícia é que esses objetos já estão disponíveis no mercado, o último contra se trata do vício que essa tecnologia pode causar se não for utilizada com cautela, além dos danos físicos e materiais que podem surgir se a pessoa estiver utilizando o óculos de realidade virtual e não prestar atenção ao andar e da confusão mental causada pela quase indiferença entre os mundos real e digital, provocando ilusões e o vício já mencionado.