O que é um trabalho de ponte? Prós e contras

Pode haver momentos em que você se encontre entre empregos ao longo de sua carreira, mas um trabalho de ponte pode ser o elo perfeito entre suas profissões passadas e futuras.

O que é um trabalho de ponte? Prós e contras
Freepik

O que é um trabalho de ponte?

Um trabalho de ponte ajuda a preencher uma lacuna na carreira. Esses empregos são temporários, mas isso não significa empregos temporários (embora possam). Temporário, neste caso, significa que você está aceitando o trabalho temporariamente . Você não planeja fazer disso sua carreira permanente e está assumindo o cargo para ajudar a suprir necessidades básicas – como ter um salário ou seguro de saúde.

Trabalhos de meio período, período integral, contrato e freelance podem ser trabalhos de ponte, assim como funções de agendamento alternativas .

Embora possam fazer parte do seu plano de mudança de carreira , os empregos-ponte geralmente não estão diretamente relacionados à sua carreira. Eles não são necessariamente um passo à frente ou mesmo à frente em sua carreira, e geralmente não são movimentos laterais . Mas os trabalhos de ponte podem ser parte de uma estratégia para ajudá-lo a descobrir seu próximo passo .

Quando você pode ter um trabalho de ponte

Há muitas vezes em que um trabalho de ponte pode ser o trabalho perfeito para você.

Voltando ao mercado de trabalho

Alguém que tirou uma folga do trabalho por cuidados, saúde ou outros motivos pessoais, pode aceitar um emprego de ponte como parte de uma estratégia de reentrada. Por exemplo, você pode trabalhar como representante de atendimento ao cliente em meio período para demonstrar que é confiável e confiável, obter referências de colegas de trabalho ou até mesmo de um supervisor e demonstrar que está pronto e capaz de voltar ao trabalho .

Um trabalho de ponte também pode fazer parte de uma mudança de carreira de longo prazo. Alguém que está começando seu próprio negócio pode aceitar empregos de ponte como forma de ter salário e seguro de saúde para si e suas famílias, enquanto dá vida à sua visão. Os que mudam de carreira também podem aceitar um emprego de ponte como parte de um teste de sua nova carreira ou como forma de obter uma renda enquanto trabalham em estágios não remunerados ou retornam à escola como parte de seus planos de mudança de carreira de longo prazo.

Você pode ter um emprego de ponte antes ou durante a aposentadoria . Nem todos desfrutam de aposentadoria em tempo integral, mas também não querem continuar em sua antiga carreira. Os empregos-ponte permitem que os aposentados mudem lentamente para a vida de aposentadoria em tempo integral, permitindo que trabalhem menos horas ou em uma carreira diferente, geralmente menos estressante.

Por fim, você pode precisar de um emprego de ponte se tiver que deixar seu último emprego inesperadamente. Seja por ser demitido , demissões, licenças ou até mesmo deixar um local de trabalho tóxico , um trabalho de ponte pode ajudá-lo a preencher todas e quaisquer lacunas que surgem com uma perda repentina de emprego.

Os benefícios de um trabalho de ponte

Além dos benefícios óbvios de um emprego temporário, como salário e possivelmente seguro saúde, existem outros benefícios menos tangíveis.

Para começar, você terá a chance de construir sua rede profissional . Embora cuidar de pessoas possa não parecer uma maneira ideal para você conhecer novas conexões, seu novo horário de trabalho pode permitir que você participe de eventos e conferências que talvez não tenha tido a chance antes. Da mesma forma, aceitar um emprego de ponte o apresenta a pessoas fora de suas redes habituais, e você nunca sabe aonde um encontro casual levará .

Os empregos de ponte também ajudam você a adquirir habilidades novas e transferíveis .

Por fim, os empregos de ponte podem ajudá-lo a aprender muito mais sobre si mesmo e descobrir o que deseja do seu próximo emprego e empresa .

A desvantagem de um trabalho de ponte

Há uma desvantagem dos trabalhos de ponte para estar ciente. Os trabalhos de ponte devem ser temporários . Se você não se engajar ativamente em sua busca de emprego ou planejamento de carreira, você pode se encontrar permanentemente em seu emprego de ponte.

Não há problema em respirar quando você começar seu trabalho de ponte. Mas é importante voltar a planejar uma mudança de carreira, procurar um cargo que esteja em sua área de carreira e fazer contatos para encontrar um emprego que seja mais do que uma ponte o mais rápido possível.

Construir uma ponte

Um trabalho de ponte pode não ser glamoroso. Mas, isso ajuda você a pagar as contas e permite que você busque outros empreendimentos.

Não importa que tipo de trabalho você está procurando ou por que está procurando, o Guia do Rossi  pode ajudar. Do coaching de carreira do nosso parceiro de freelancers. Uma associação ao Guia do Rossi  pode ser exatamente o que você precisa para encontrar o sucesso na procura de emprego.

Faça o tour e saiba mais.