Psiquiatria: Quanto é o tempo de residência médica e os principais desafios da profissão
No Brasil o sonho de cursar medicina ainda é o objetivo de muita gente e, por isso, cada vez mais as pessoas estudam para conseguir uma bolsa de estudos. Assim, aumentando as chances de estudar fora do país ou mesmo conquistar uma vaga em uma universidade pública. Se o seu sonho é seguir a profissão, então este artigo é para você!
Psiquiatria: Quanto é o tempo de residência médica e os principais desafios da profissão?
No Brasil o sonho de cursar medicina ainda é o objetivo de muita gente e, por isso, cada vez mais as pessoas estudam para conseguir uma bolsa de estudos. Assim, aumentando as chances de estudar fora do país ou mesmo conquistar uma vaga em uma universidade pública.
Uma das especialidades dentro da área médica que mais se destaca é a psiquiatria. Por sua vez, se você quiser conhecer um pouco mais sobre a residência em psiquiatria e os desafios da profissão, basta conferir este artigo até o final.
Residência médica em psiquiatria: como é e qual é o tempo de duração?
Embora seja do conhecimento de muitas pessoas, há quem ainda não tenha se dado conta de que é preciso se formar em medicina para ser um(a) psiquiatra. Dessa maneira, é necessário passar por seis anos de graduação em medicina.
No entanto, o caminho não acaba por aí. Pois que, ainda se faz necessário mais 3 anos de residência médica na área psiquiátrica. Em comparação com outras especialidades, a psiquiatria tem uma carga de trabalho inferior, e isso não quer dizer que lidar com a saúde mental dos pacientes é fácil.
A residência proporciona um alto nível de qualidade para o residente por meio de uma carga horária semanal de cerca de 60 horas. Outro ponto que vale ressaltar é que se faz obrigatório o cumprimento, ao menos, de 80% a 90% de toda a carga horária.
No entanto, isto está longe de ser um dos maiores desafios do residente em psiquiatria. Confira o próximo tópico para conhecer alguns dos principais desafios da residência em psiquiatria.
Quais são os principais desafios de um residente em psiquiatria?
Da mesma maneira que qualquer outra profissão, a área psiquiátrica guarda consigo alguns desafios que devem ser ultrapassados pelo residente ou profissional. No entanto, há alguns desafios que se destacam e por isso cabem ser abordados, alguns deles são os seguintes:
- O psiquiatra precisa lidar constantemente com o sofrimento emocional dos seus pacientes;
- Não é suficiente ter apenas o conhecimento técnico, mas se faz necessário ter bastante paciência e empatia;
- Um residente psiquiatra deve colocar em prática sua empatia a fim de entender melhor as emoções do seu paciente, mas sem perder sua imparcialidade;
- Um profissional ou residente psiquiatra deve trabalhar em equipe, pois os transtornos mentais são bastante complexos e a ajuda multidisciplinar pode resolver melhor alguns casos.
Estes são alguns dos primeiros desafios a serem entendidos e enfrentados por um psiquiatra desde o momento em que ele decide fazer residência na área. Desenvolvendo essas habilidades, então, o caminho psiquiátrico pode ser bem mais proveitoso.
OBSERVAÇÕES:
1- Interaja com o artigo! Comente, deixe sua opinião ou faça uma pergunta que logo mais iremos lhe responder!
2- Não perca mais tempo e entre em contato: contatojb150@gmail.com / (81) 98815-5369 WhatsApp. Assim, você poderá consultar os valores dos serviços que podem ser contratados