Quais são as principais diferenças entre a psiquiatria e neurologia?

Tanto um neurologista quanto um psiquiatra, são profissionais que trabalham com questões que ligam-se com o sistema nervoso de seus pacientes. Entretanto, é muito importante entender a diferença entre as duas profissões a fim de, por exemplo, evitar erros na hora de buscar a ajuda médica de um deles. Descubra mais a respeito logo a seguir!

Quais são as principais diferenças entre a psiquiatria e neurologia?
https://www.cmmartins.com.br/neurologia/

Quais são as principais diferenças entre a psiquiatria e neurologia?

Tanto um neurologista quanto um psiquiatra, são profissionais que trabalham com questões que ligam-se com o sistema nervoso de seus pacientes. Entretanto, é muito importante entender a diferença entre as duas profissões a fim de, por exemplo, evitar erros na hora de buscar a ajuda médica de um deles.

Sendo assim, se você quer conhecer um pouco mais sobre as profissões de psiquiatra e neurologista, fique com a gente e confira este artigo até o fim para saber mais.

Quais são as principais responsabilidades da psiquiatria e da neurologia?

De forma muito simples, um psiquiatra é um tipo de profissional que é responsável por compreender o mundo psíquico dos seus pacientes. Assim, envolvendo alguns fatores como:

  • Emoções;
  • Pensamentos;
  • Comportamentos;
  • Relação entre médico e paciente.

Quando se trata de um psiquiatra, os pacientes, comumente, buscam a especialidade quando apresentam alguns sintomas, tais como: alteração de sono, sentimento de tristeza profunda, alteração do ânimo, preocupação em excesso, aumento ou perda do apetite de forma repentina. 

Por sua vez, quando se trata da área da neurologia, o profissional desse ramo estuda a parte física, estrutural e molecular do sistema nervoso. Além disso, um neurologista tem o poder de explicar os sintomas que se relacionam com as doenças neurológicas, por exemplo:

  • Cefaleia e enxaqueca;
  • Amenização da força muscular;
  • Tonturas;
  • Desmaios;
  • Perda de memória e etc.

Outro ponto importante a se ressaltar é que um neurologista identifica as causas de alguns sintomas como: formigamento, dores crônicas, tremores, perda de olfato, visão borrada e outras causas.

Qual é a diferença principal entre um psiquiatra e neurologista e como escolher o mais adequado?

Como visto anteriormente, a psiquiatria está envolvida diretamente com a parte mais emocional do paciente, o lado mais psicológico. Ao passo que a neurologia se preocupa com a estrutura em geral do sistema nervoso. 

Assim, a diferença está no fato de que a psiquiatria trata do processo emotivo e psicológico do paciente, e a neurologia do sistema que permite que haja as emoções e o mundo psíquico de um indivíduo.

Com base nisso, fica muito mais simples entender quando escolher o profissional mais adequado para o seu caso. Se os sintomas apresentados pelo paciente tiverem ligação com a área psicológica, um psiquiatra pode ser mais indicado, ao passo que se os sintomas tiverem a ver com a parte física, um neurologista deve ser consultado.

Vale ressaltar que o trabalho multidisciplinar entre um psiquiatra e um neurologista não pode ser descartado. Isso irá depender de maneira exclusiva do caso clínico do paciente, não é uma regra geral. 

Em todo caso, se consultar com um profissional que tenha bastante experiência pode acelerar o processo da busca de um tratamento multidisciplinar para melhor tratar um caso clínico em específico.

OBSERVAÇÕES:

1-  Interaja com o artigo! Comente, deixe sua opinião ou faça uma pergunta que logo mais iremos lhe responder!

2- Não perca mais tempo e entre em contato: contatojb150@gmail.com / (81) 98815-5369 WhatsApp. Assim, você poderá consultar os valores dos serviços que podem ser contratados