Ansiedade: o que é, quais as principais causas da doença e quando procurar ajuda profissional?
Dentre os mais diversos fatores que afligem a sociedade, estão aqueles de natureza psicológica. Por sua vez, hoje em dia, os cuidados com a saúde emocional em geral estão aumentando cada vez mais em razão da importância que tem sido atribuída à saúde psicológica. Mas, para entender melhor sobre o tema, confira todo o nosso conteúdo!
Ansiedade: o que é, quais as principais causas da
doença e quando procurar ajuda profissional?
Dentre os mais diversos fatores que afligem a sociedade, estão aqueles de natureza psicológica. Por sua vez, hoje em dia, os cuidados com a saúde emocional em geral estão aumentando cada vez mais em razão da importância que tem sido atribuída à saúde psicológica.
Um dos principais fatores que mais afligem as a saúde psíquica das pessoas, atualmente, é a ansiedade. Por isso, criamos este artigo para abordar alguns pontos importantes sobre esta doença. Se quiser saber mais sobre o assunto, confira este artigo por completo.
O que é ansiedade?
Logo de início é importante observar que a ansiedade em si não é uma doença, afinal, todo mundo tem algum nível de ansiedade. Um bom exemplo disso é a ansiedade que existe em realizar um sonho.
No entanto, quando este sentimento passa a ser excessivo, logo, se torna uma doença, um grande problema. Dessa maneira, a doença passa a ser conhecida como transtorno de ansiedade generalizada.
Dentro de um quadro clínico, o paciente que possui a doença apresenta alguns sintomas comuns à condição, tais como preocupação e medo extremos, ainda que frente a uma situação simples, cotidiana.
Para conhecer um pouco mais sobre os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada, veja o próximo tópico.
Quais as causas principais da doença?
Como já abordado, a ansiedade excessiva é bastante diferente dos níveis comuns de ansiedade, medo ou mesmo preocupação. Pois, devido a sua excessividade, termina por atrapalhar o desenvolvimento do indivíduo, bem como perdura por períodos acima dos mais adequados.
A partir disso, alguns sintomas passam a existir em decorrência da ansiedade excessiva, por exemplo:
- O paciente tem a impressão que há perigo em tudo;
- Apetite desregulado;
- Modificação do sono;
- Sintomas físicos;
- Descontrole sobre os pensamentos;
- Dificuldade em esquecer o objeto que provoca tensão;
- Irritação;
- Constantes episódios de tensão e nervosismo;
- Dificuldade em concentrar-se e etc.
Estes são alguns dos sinais principais que devem receber atenção a fim de se auto examinar sobre a existência ou não de ansiedade excessiva. Entretanto, buscar a ajuda de um psiquiatra é o mais indicado a se fazer. Veja a seguir quando você deve buscar a ajuda deste profissional.
Quando é o momento certo de buscar ajuda profissional?
Tanto um psicólogo quanto um psiquiatra podem ser consultados para ajudar o paciente. Porém, quando se trata de ansiedade excessiva, muitas vezes, o tratamento do indivíduo deve ser feito com o auxílio de medicamentos.
Sendo assim, uma vez diagnosticada a ansiedade excessiva e, assim, havendo a necessidade do tratamento medicamentoso, logo, é o psiquiatra o profissional mais indicado. Uma vez que, ao contrário do psicólogo, o psiquiatra é quem pode prescrever o medicamento adequado ao caso clínico.
Desta feita, ao sentir alguns dos sintomas que foram apresentados anteriormente, busque ajuda profissional de um psiquiatra, pois além dele realizar o diagnóstico assertivamente também poderá indicar o medicamento necessário para o seu caso.
OBSERVAÇÕES:
1- Interaja com o artigo! Comente, deixe sua opinião ou faça uma pergunta que logo mais iremos lhe responder!
2- Não perca mais tempo e entre em contato: contatojb150@gmail.com / (81) 98815-5369 WhatsApp. Assim, você poderá consultar os valores dos serviços que podem ser contratados