Benefícios de estudar ouvindo música

Saiba os benefícios de estudar ouvindo sons ou músicas e os tipos musicais mais propícios para esse momento que exige tempo, dedicação e concentração.

Benefícios de estudar ouvindo música

Músicas + Estudos? É uma boa combinação?

A resposta é sim! Estudos oriundos de universidades de vários países, com destaque para a Universidade de Caen, na França, comprovam a eficiência dessa combinação, bem como seus benefícios, tais como o auxílio na concentração, na imersão dos conteúdos estudados e no distanciamento da mente de distrações, ajudando o estudante a solucionar problemas de concentração e unir o útil ao agradável, isso não acontece somente com canções, como também com sons, a exemplo dos sons de chuva. É claro que, apesar da confirmação científica, não é toda pessoa que vai utilizar uma canção ou um som para ajudá-la nos estudos, cada um vai usar um método que considere necessário nesse momento, sendo assim, se você é amante de música, este artigo é para você!

Há dois tipos musicais que auxiliam nos estudos e que podem ser encontrados facilmente pela internet. São eles:

- Lo-Fi: Música caracterizada por ser simples e leve e por ser em grande parte, livre de vocais, ou seja, é instrumental, é muito procurada para ajudar a manter o foco. Muitos lo-fi são em hip hop, mas é perfeitamente possível encontrar lo-fi em diversos ritmos disponíveis na web;

- Study With Me: Significa “estude comigo”, em português. Neste caso, são vídeos gravados por estudantes onde eles estudam em tempo real e junto adicionam músicas lo-fi, alguns deles também adicionam o método pomodoro às gravações, além disso, fazem companhia para outros discentes ao redor do mundo de forma remota. Esses vídeos são geralmente encontrados no YouTube. 

Além destes tipos, aplicativos de streaming de música, como Deezer, Spotify, Apple Music, YouTube Music, etc e canções dos artistas favoritos da pessoa também podem ser grandes aliadas nesse momento, mas depende da vibe ou do ritmo, por exemplo, músicas com ritmo dançante não são uma boa ideia, pois tiram o foco, por outro lado, as que têm uma vibe mais calma têm maiores chances de se encaixarem na hora de estudar.