Como começar e permanecer no empreendedorismo?

Empreendedorismo é tirar uma ideia do papel, inovar e trazer algo novo para o mercado, uma que solução ajude muitas pessoas.

Como começar e permanecer no empreendedorismo?

Começar no empreendedorismo é relativamente fácil.

Uma das formas é fazer de um hobby um negócio.

Outra forma, que vimos muito nos últimos anos, é começar a empreender a partir da necessidade de se sustentar, ou seja, o empreendedorismo de necessidade.

Portanto, a ideia de empreendedorismo pode ir da ideia de ganhar dinheiro a de ajudar outras pessoas.

Leia nossos tópicos seguintes para entender um pouco mais do que é empreendedorismo e como permanecer empreendendo por muito tempo.

O que é o empreendedorismo?

Existem algumas formas de indicar o que é o empreendedorismo, como pode ver abaixo:

  • Empreender é tirar uma ideia do papel e que esta solução, produto ou serviço, ajude muitas pessoas;
  • Inovar e trazer algo novo para o mercado;
  • Transformar um sonho em realização e com isso enriquecer;
  • Melhorar o meio de convívio ou a vida de pessoas que não se conhece com ações para toda a comunidade.

Mas abrir um negócio não quer dizer que preciso ganhar dinheiro? 

Como ajudar uma comunidade com o fim de lucrar?

Perceba que na parte inicial do texto falamos de empreendedorismo de necessidade e existem outras categorias consideradas dentro do empreendedorismo, conforme a seguir.

Empreendedorismo de negócio

Este é o que se abre uma empresa e começa a ganhar dinheiro com sua ideia, ou seja, chegará ao lucro, com produtos ou serviços que atendam ao nicho inserido.

Empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo

Você já se viu como parte da empresa que atua?

Pensa que neste negócio você precisa dedicar como se fosse seu?

Então, está praticando intraempreendedorismo, pois com esta atitude, a pessoa se aplica e cresce, junto ao negócio, com o sentimento de pertencimento na organização.

Empreendedorismo social

Organizações Não Governamentais (ONG) entram nesta categoria, pois como o nome já diz, elas não irão lucrar com seu trabalho, mas sim ajudarão uma comunidade com serviços relacionados à educação, saúde e outras necessidades sociais da região que atende.

Empreendedorismo virtual ou digital

Com a pandemia vimos crescer exponencialmente os negócios voltados ao mundo digital, como apps, e-commerces, cursos online e todo o aparato por trás, por exemplo, os softwares.

Segundo dados de uma pesquisa publicada no jornal online Estado de Minas, nos primeiros 3 meses de 2021, as vendas online cresceram 57,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Portanto, tal percentual mostra que, durante a pandemia, o movimento de compra pelo digital cresceu muito rápido, influenciado pela praticidade que foi descoberta no período de maior reclusão das pessoas.

Empreendedorismo verde

Empresas que investem em produtos sustentáveis estão a cada dia ganhando mais espaço no mercado.

São negócios que atuam, por exemplo, nas áreas de energia renovável, como a solar e eólica e da moda, com tecidos reciclados ou de maior durabilidade.

E como permanecer empreendendo?

Não existe fórmula para o sucesso, mas há algumas maneiras de manter-se no mercado por mais tempo.

Como sabemos, continuar com um negócio não é simples ou fácil, pois é comprovado que a maioria das empresas fecham antes de completar 3 anos.

Os negócios que passam de 3,5 anos são chamados empreendedores estabelecidos, que conforme dados do Sebrae tiveram um aumento no ano 2021, de 8,7% do ano anterior para 9,9%.

Outro dado importante, para consideração, é que o Brasil saltou de nono lugar para sétimo no ranking global de empreendedorismo total: 30,4%.

No entanto, para se aventurar nesta empreitada é preciso saber se dedicar e aprender, como, te mostraremos agora.

É preciso estudar para empreender?

Sem dúvida sim, o estudo faz parte de todas as atividades existentes e se você não se atualiza fica para trás.

Não é obrigatório fazer uma faculdade ou gastar muito com um MBA, contudo, não saber da novidade do seu nicho, como em feiras e workshops e não aprender com as experiências dos outros é uma das formas de não permanecer como empreendedor.

Escolha o nicho certo para você empreender

Uma parte do estudo será concentrada em você saber como está o nicho que deseja entrar.

Por isso, siga os pontos abaixo:

  • Estude o mercado: segmentação específica e público mais exclusivo, podem ser uma boa forma de começar;
  • Seus pontos fortes: onde você considera que poderá ter mais sucesso? Qual domínio você possui?
  • Quanto pode investir e arriscar: você quer arriscar fazendo empréstimos inicialmente ou quer ser mais conservador com o dinheiro gasto para o início de sua operação?
  • Qual sua diferença para concorrência? O que você faz que trará o público a comprar de você e ser fiel a sua marca? Seu produto é o que realmente o cliente precisa para sanar seus problemas?

São perguntas que precisará responder antes de começar efetivamente a empreender, assim como os números relacionados a toda a pesquisa.

Outros dados a saber sobre empreendedorismo

O empreendedorismo pode acontecer onde menos se espera.

Temos um texto aqui no Guia do Rossi que fala sobre empreendedorismo feminino.

Para elas há cerca de 6 segmentos para empreender; para os homens este número salta para 14 áreas.

Ou seja, não há espaço ou incentivo para as mulheres terem seus negócios, que vem inclusive de pessoas próximas a elas, como a família.

O empreendedorismo é bem visto pela comunidade econômica, já que elas são mais dedicadas e prezam pelos detalhes.

Outro destaque sobre empreender é quando algo ruim acontece e a partir disso, você percebe o caminho para ganhar dinheiro.

Isso aconteceu com a Diáspora.Black, uma startup de turismo, onde não somente os fundadores da empresa sofreram racismo em momentos de atividades turísticas, como receberam relatos sobre o mesmo tipo de problema social. 

Atualmente a startup, pioneira no afroempreendedorismo, auxilia com viagens a qualquer público, mas também com cursos via plataforma e treinamentos para outras companhias.

Conclusão

Percebemos, por fim, que o empreendedorismo é uma forma das pessoas terem seus sonhos realizados trabalhando para si ou para uma companhia que deseja crescer junto.

Contudo, não é um caminho fácil, pois é preciso ser uma pessoa resiliente, determinada e saber das novidades e oportunidades.

Querendo saber mais sobre negócios e empreendedorismo? Fique ligado nos novos posts do Guia do Rossi!