Descubra a diferença e o conceito de cada empreendimento

Empreender é utilizar técnicas de gestão e administração, plano financeiro e perfil de liderança para contribuir no desenvolvimento da empresa de forma sólida e bem sucedida.

Descubra a diferença e o conceito de cada empreendimento

Empreendedorismo Social

Empreendedores sociais buscam transformar desde a comunidade até a cidade, bairro ou país, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas utilizando métodos geralmente presentes no cotidiano do público-alvo. O planejamento consta utilizar técnicas de gestão, criatividade e sustentabilidade, com o propósito de aumentar o capital social local e causar impacto saudável na sociedade independente da área escolhida.

De qualquer maneira, desenvolver um negócio busca uma qualidade de vida, com um futuro mais justo e com menos desigualdade social. O empreendedorismo social surge em cenários problemáticos, de crise e desafios econômicos, sociais e ambientais. Ele ajuda a resolver situações relacionadas à moradia, à saúde, à educação, ao emprego, ao meio ambiente e aos direitos humanos.

O empreendedor social desbloqueia caminhos em busca de soluciona-los, com o lucro da sua empresa, mantém a iniciativa sólida e autossuficiente, sem depender de subsídio e doações, seja do governo ou particular.

O maior desafio é a realização de um trabalho com impacto positivo, ao mesmo tempo em que conseguir reunir recursos financeiros para manter o projeto em funcionamento, seja via patrocínios ou com o recebimento de doações.

Alguns exemplos de empreendedorismo social são o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – GRAACC, o Instituto Chapada que é uma organização focada na melhoria da educação publica e entre outros.

Empreendedorismo Digital

É um modelo de negócio que utiliza meios digitais com as novas tecnologias, nuvem. E a internet comercializa serviços ou produtos, sem a necessidade de espaços físicos. Exemplos como aplicativos, cursos online, aplicativos, softwares e jogos são alguns dos principais formatos utilizados atualmente.

Com as novas tecnologias, como nuvem, redes sociais e a presença massiva da Internet e de smartphones, foram elevados as condições

O empreendedorismo digital tem como uma das características, a versatilidade, que são apresentadas em comércios eletrônicos,  diversos aplicativos, o serviço de Streaming da Netflix, produtos de conteúdo como: infoprodutos, vídeos e podcasts.

Além disso, normalmente, o empreendedorismo digital não exige investimento inicial tão pesado e nem uma estrutura física para funcionar.

É importante destacar que quem trabalha no mercado digital tem indicadores de desempenho diferentes da loja física, podendo acompanhar essas métricas para melhorar a experiência do usuário.

Plataformas como a Amazon, OLX, Mercado Livre, Eduzz e Hotmart servem para divulgar os seus produtos, por exemplo.

Empreendedorismo Informal

É aquele praticado pela maioria dos brasileiros que não conseguiram abrir o próprio negócio formalmente. Alguns exemplos são os vendedores ambulantes, barracas de rua e outras ações do tipo. Este não acaba sendo o tipo de atividade econômica ideal, pois conta com menos estabilidade ou proteção no geral. Então, nesta modalidade de negócio, a ideia principal é atender às necessidades de curto prazo e, geralmente, garantir o básico para a sua prioridade.

Tornar-se um empreendedor individual e formalizado, é muito dificil quando grande parte da população não possui essa condição favorável. Assim, por ser informal, sofre uma série de restrições, como acesso a serviços de crédito, ausencia de férias, décimo terceiro salarial, vale alimentação e transporte, entre outros benefícios de verbas trabalhistas. Portanto, as maiores vantagens ficam mesmo por você ser o próprio patrão, não pagar impostos pela atividade exercida e poder fazer seu próprio horário, mesmo com uma remuneração instável.

 

Empreendedorismo Individual

Este quarto tipo é uma tendência relativamente recente que permite que um profissional empreenda por conta própria no mercado nacional.

Via de regra, existem duas maneiras de fazer isso: tirando um  MEI  (Microempreendedor Individual) ou abrindo uma  EIRELI  (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

O microempreendedor individual, aliás, costuma atuar de forma autônoma ou freelancer como cabeleireiro, designer, jardineiro e outros.

Então, ele não pode ter, no caso, mais de um funcionário e mantém as obrigações com o Fisco pagando tributos em um único boleto mensal.

Na prática, trata-se de um tipo de empreendedorismo com menor escala de ação, mas fácil de começar e operar no mercado. Dessa forma, para quem tem a oportunidade de trabalhar como profissional liberal, é uma ótima maneira de começar um negócio e ganhar mais dinheiro.

Empreendedorismo de Franquias

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia é que você está empreendendo com um modelo de negócio que já foi testado e com o apoio de uma empresa que conta com conhecimento importante para facilitar as coisas. Avalie o mercado, conheça seu público-alvo e saiba escolher uma marca de forma perspicaz. Algumas questões fundamentais do empreendedor franqueado são:

  • Investimento: Acompanhe os valores de taxa de franquia, impostos, capital de giro, quadro de funcionários, entre outros;
  • Faturamento médio mensal e lucro: Qual é a renda que uma unidade pode conseguir dentro da franquia;
  • Duração do contrato e renovação: Entenda quais são as regras inseridas no contrato para o funcionamento;
  • Tempo de recuperação do valor investido: Faça uma estimativa de quanto tempo levará para que o seu investimento retorne;
  • Longevidade da franquia: Qual o tempo de existência da marca, pois isso valida sua força de mercado.

Conheça os segredos de uma franquia de sucesso

Afinal, o que faz uma franquia alcançar bons resultados? Além de ter cuidado com o que foi citado até aqui, o sucesso depende de alguns segredos de mercado. Você deverá ter muito empenho para alcançar bons resultados, seguindo medidas específicas, como:

  • Qualidade no atendimento: permite criar um bom relacionamento com os clientes e desenvolver a fidelização;
  • Cuidados com estoque: garanta os melhores produtos para a sua loja, com atenção para as principais demandas;
  • Controle financeiro: gerenciar os custos é essencial para ter uma boa saúde financeira; 
  • Gestão de pessoas: mantenha profissionais confiáveis na equipe, com habilidades para lidar com o público.

    A diferença e os conceitos de cada empreendimento e as estratégias apresentadas neste artigo vão ajudar a entrar para o empreendedorismo. Conheça seu público, mantenha os estudos sobre o mercado constantemente, seja realista e conheça a forma de atuação da sua empresa, com essa fonte você terá uma base mais sólida para atingir o sucesso.