Fórmula 1: Piastri, Ricciardo, Williams . Como está o mercado de pilotos da F1 para 2023?
As férias da F1 começaram com Fernando Alonso anunciando uma mudança chocante para a Aston Martin, Alpine anunciando Oscar Piastri e a Williams confirmando um novo contrato de vários anos com Alex Albon. Veja o que pode acontecer na F1 em 2023:
Nas três principais equipes, nada de alterações anunciadas até o momento. Com Charles Leclerc e Carlos Sainz na Ferrari, Lewis Hamilton e George Russell na Mercedes, e Max Verstappen e Sergio Perez na Red Bull, todos firmes para 2023 – e como sabemos agora, Alonso se juntará a Lance Stroll na Aston Martin.
Sabemos que um assento será ocupado por Esteban Ocon, que tem um acordo que vai até o final de 2024.
O outro assento, no entanto, está no ar e pode exigir a intervenção de advogados. Piastri. Piastri, nesta fase, não quer pilotar por eles. Acredita-se que ele tem uma opção em outro lugar.
Entende-se que a McLaren é a localização desejada de Piastri, mas atualmente eles têm Lando Norris e Daniel Ricciardo sob contrato para o próximo ano.
Diz-se que o assento de Ricciardo é o que Piastri poderia ocupar, mas isso exige que o oito vezes vencedor da corrida desista de seu acordo. Do jeito que está, ele não tem intenção de fazê-lo.
Embora seu objetivo principal seja garantir que Piastri tenha investido pesadamente nele, eles têm uma lista de pilotos nos quais estão interessados. O topo da lista seria Ricciardo. O australiano fez um trabalho muito bom em Enstone quando correu sob a bandeira da Renault. Ele ainda é um grande nome, apesar de suas lutas recentes, e estaria motivado para ter sucesso.
Se Ricciardo deixar a McLaren e o esporte, será um pouco mais complicado. Mas é um lugar desejável e há muitos no mercado, incluindo nomes como Nyck de Vries e Mick Schumacher.
Williams
A equipe tem Alex Albon, mas quem será seu parceiro na próxima temporada?
Essa é uma pergunta que Williams ainda está ponderando. É muito provável que esta seja a última temporada de Nicholas Latifi. Há alguns contendores com Nyck de Vries em uma posição forte.
Logan Sargeant, que faz parte da Williams Driver Academy. Ele tem sido forte na F2 este ano, embora seu fim de semana na Hungria não tenha saído como planejado.
Ganhar o título este ano pode ser um exagero, então ele pode fazer uma segunda temporada no próximo ano. Mas o americano impressionou o chefe da Williams, Jost Capito, e está prestes a ser promovido, se não no próximo ano, não muito tempo depois.
Alfa Romeo
Zhou Guanyu fez um trabalho muito decente em seu ano de estreia e impressionou o chefe de equipe Frederic Vasseur com seu desempenho na pista e sua abordagem com os engenheiros.
Ele lidou com a pressão de uma nação e se ajustou à vida na F1 muito rapidamente, além de se dar muito bem com Valtteri Bottas, que tem um contrato de longo prazo com a Alfa.
Vasseur tem que escolher entre ele e Theo Pourchaire. O francês terá uma chance em uma sessão de TL1 em algum momento deste ano e há muito tempo é apoiado por Vasseur, com a Alfa Romeo acreditando estar apoiando financeiramente o jovem. Se ele vencer a F2 este ano – ele está apenas 21 pontos atrás da liderança – pode ser muito difícil ignorá-lo.
Vasseur tem que escolher entre ele e Theo Pourchaire. O francês terá uma chance em uma sessão de TL1 em algum momento deste ano e há muito tempo é apoiado por Vasseur, com a Alfa Romeo acreditando estar apoiando financeiramente o jovem. Se ele vencer a F2 este ano – ele está apenas 21 pontos atrás da liderança – pode ser muito difícil ignorá-lo.
O que está rolanda na Haas?
Está no ar. Crucialmente, o chefe Guenther Steiner não precisa correr com um piloto apoiado pela Ferrari no banco ao lado de Kevin Magnussen em 2023. Ele tem livre escolha. Ele ainda pode manter Schumacher, mas acredita-se que ele esteja considerando suas opções. Schumacher precisa de uma sequência impressionante de resultados para manter sua vaga.
A Haas é uma proposta atraente. Eles têm um carro sólido, uma boa atmosfera de equipe e um chefe direto. Não é surpresa, então, que tenha havido muito interesse em um assento lá. Nico Hulkenberg e Antonio Giovinazzi estão muito na mistura.
A Fórmula 1 2022 está em férias, retornando em Setembro para o GP da Bélgica. O mercado ainda está em aberto e podemos ter muita novidade envolvendo a "dança das cadeiras" dos pilotos nas equipes da F1 para 2023.
Estamos de olho...
Grande abraço.