Marketing de Influência: o que é e 5 dicas para investir essa estratégia no seu negócio
O Marketing de Influência tem sido uma prática adotada por muitas marcas e negócios online. Isso também se deve ao crescente aumento do uso das redes sociais por esse grupo de influenciadores e seus públicos.
O que é Marketing de Influência?
Todos os usuários ativos nas redes sociais, mesmo que não sejam heavy users, conhecem pelo menos um influencer que segue no TiktTok, Instagram, Twitter ou Youtube. O Marketing de Influência se dá quando as ações e estratégias são focadas para que um interlocutor (influencer) convença o público alvo a favor de determinada marca e influencie na decisão de compra do produto ou serviço.
Esses influencers, também conhecidos como “digital influencers”, têm o papel de influenciar seus seguidores por meio de conteúdos criados nas redes sociais.
O processo mais comum para utilizar esse tipo de Marketing é a empresa contratar um influenciador digital que esteja alinhado aos ideais e a proposta do produto/ serviço para fazer uma campanha ou ação.
Entretanto, o que acontece algumas vezes é esse interlocutor promover um produto ou serviço sem o investimento financeiro da marca, apenas como parceiro da mesma. Para os influenciadores assim como para as empresas que estão começando, esse tipo de troca pode ser vantajosa, pois pode trazer mais prestígio, alcance, visibilidade e retorno financeiro, afinal, esse é um dos principais objetivos.
5 dicas infalíveis para investir em Marketing de Influência
Confira algumas táticas para tornar o marketing de influência uma realidade nas suas estratégias de Comunicação.
1. Tenha traçado a persona ou público alvo do seu produto
Parte da campanha consiste em definir seu mercado de atuação, nenhuma empresa no mundo consegue atingir todos os públicos. Você sabe quem é a pessoa que compra seus produtos, aquele consumidor que é a verdadeira representação do seu público alvo? Se você ainda não tem isso definido fica difícil saber quem pode dar voz à sua marca.
2. Planeje estrategicamente
Toda campanha de marketing deve conter objetivos e metas bem definidos para que as estratégias sejam também valiosas para a implementação e o alcance do que foi decidido. Então, se você ainda não tem seu planejamento em mãos, ponha as mãos na massa e pesquise sobre seu produto/serviço e como ele se posiciona no mercado.
3. Defina sua mensagem
O tema, a criatividade, a linguagem, o conteúdo e os veículos de comunicação da campanha devem ser coerentes e integradas ao planejamento estratégico e à proposta do produto. Em linhas gerais, de nada adianta utilizar uma comunicação engessada em uma rede social pouco usada se o produto deseja alcançar por exemplo um público mais jovem, que está conectado em tendências e nas mídias do momento.
4. Defina métricas
Todo planejamento também requer a definição de métricas e os conhecidos KPIs. As métricas são responsáveis por definir o sucesso e mensurar cada uma das estratégias implementadas na campanha. No caso das redes sociais pode ser levado em consideração o tráfego, as impressões, o alcance, a taxa de cliques, comentários, curtidas. Tudo isso precisa ser analisado e acompanhado constantemente, pois caso não estejam indo bem, fazer alterações na sua estratégia de campanha pode melhorar a performance da mesma.
5. Acerte na escolha do Influencer
Por último e não menos importante, é preciso definir o influenciador que será a voz do seu produto/ serviço, de forma que ele seja um advogado no processo de decisão de compra. Se a marca tem identidade alinhada à sustentabilidade e que preza em gerar menos impacto no meio ambiente é incoerente selecionar um influencer desalinhado da ideia, que não tenha uma imagem que transmite os mesmos valores dela.
Curtiu as dicas? Compartilhe com um amigo influencer, heavy user ou aquele comunicador que precisa conhecer esse tipo de estratégia digital.