Mídias Sociais e a Economia Compartilhada - Duas oportunidades de ganhar dinheiro online

Vivemos em um momento incrivelmente emocionante para negócios e tecnologia. Além de qualquer outra coisa, acho imensamente gratificante e excitante que agora é possível ganhar dinheiro on-line em qualquer lugar do mundo.

Mídias Sociais e a Economia Compartilhada - Duas oportunidades de ganhar dinheiro online
Foto de Tracy Le Blanc: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-segurando-iphone-mostrando-pasta-de-redes-sociais-607812/

A web transformou a maneira como fazemos negócios. Apenas quinze anos atrás, seria inédito pensar que você poderia ganhar a vida dessa maneira.

Meu tio colocou bem quando disse que os comerciantes do internet e os empreendedores digitais são realmente pioneiros - explorando novas maneiras de viver e trabalhar. Eu vou levar esse elogio.

 

Marketing na internet é realmente apenas a ponta do iceberg. A web é muito mais transformadora do que simplesmente nos permitir trabalhar em outros locais.

 

No momento, tecnologias como a web e telefones celulares estão transformando inúmeras indústrias de maneiras que nunca poderíamos ter previsto ou previsto. E o futuro está parecendo ainda mais incrível.

 

As oportunidades que isso representa para os negócios mais experientes são enormes e, se você estiver disposto a aproveitar a face mutável dos negócios e da economia, poderá não apenas lucrar, mas também orientar o curso do futuro da humanidade.

 

Não para ser exagerado ou qualquer coisa!

 

Como o Facebook mudou o mundo e continua a mudar o mundo

 

Quando você pensa em negócios transformadores que funcionam on-line, talvez o primeiro que vem à mente seja o Facebook.

 

O Facebook é, obviamente, uma rede de mídia social que nos permite conectar pessoas que conhecemos on-line e no mundo real.

 

Hoje, se você conhece alguém em uma festa, não precisa pedir o número dele. Basta pegar o nome dele e pesquisá-lo no Facebook.

 

É claro que a noção de rede social não era nova quando Mark Zuckerberg construiu o Facebook pela primeira vez. Antes veio o MySpace e o Friendster, aqui no Brasil o Orkut e mesmo o MSN.

 

Mas o que era novo era o modo como Mark trabalhava no marketing e no design do Facebook.

 

A capacidade de marcar amigos em fotos foi uma das primeiras grandes inovações que fizeram a plataforma se destacar, por exemplo.

 

E então veio a inclusão da "comida caseira" - controversa no começo, mas, no final das contas, uma maneira fantástica de entender o que todos os seus amigos estavam fazendo.

 

Escolhas de design inteligente como essa e um lançamento fantástico acabaram fazendo com que o Facebook se tornasse maior do que qualquer outro país no mundo em termos de seus membros.

 

Não só isso, mas mudou genuinamente a maneira como interagimos com outras pessoas. Muitos de nós, por exemplo, agora têm uma ideia do que nossos colegas da escola estão fazendo com suas vidas. Essas são pessoas com as quais nunca teríamos contato.

 

Da mesma forma, muitos de nós agora acharão mais fácil manter uma rede social maior.

 

Mas Mark e co. Não ficamos felizes em parar por aí e encerrar o dia. Eles já adquiriram a Oculus com a intenção de nos permitir encontrar nossos amigos em um ambiente virtual, por exemplo.

 

E no futuro, eles planejam introduzir sistemas para ajudar as comunidades a trabalharem juntas e até mesmo votar em assuntos importantes.

 

Zuckerberg quer que isso sirva como um modelo de como os governos poderiam um dia lidar com eleições e referendos.

 

O Facebook também foi creditado por ajudar a tornar o mundo um lugar um pouco menor; por nos ajudar a obter uma melhor compreensão das pessoas em diferentes partes do mundo.

 

E através da exposição às influências ocidentais, foi creditado que levou a muitos movimentos progressistas - incluindo a primavera árabe.

 

A queda de Gaddafi teria acontecido se não fosse pelo Facebook?

 

Claro, nem tudo é positivo. O Facebook também contribuiu para a perpetuação de "notícias falsas" - e isso já foi sugerido que ajudou a contribuir para a eleição do presidente Trump!

 

O Facebook também tem sido um lugar para visões extremas a serem perpetuadas e tem havido muita discussão como para saber se o Facebook deve assumir um papel mais ativo no policiamento de seus feeds e grupos.

 

O ponto é, qualquer que seja a maneira como você o faz, o Facebook é MUITO mais do que simplesmente um site que faz o dinheiro de Mark Zuckerberg. É uma ferramenta que está desafiando a própria natureza da interação humana e da democracia.

 

"Imagine se você fosse responsável por algo assim".

 

A economia da partilha

 

Outro grande movimento que se tornou possível graças à web é o da "economia compartilhada". Este é outro conceito que ameaça transformar a maneira como interagimos uns com os outros - e isso especificamente pode mudar a forma da economia global.

 

De muitas maneiras, a economia compartilhada está procurando "redefinir" a economia para um tempo antes do dinheiro. Sem dúvida, o dinheiro evoluiu como uma progressão natural do comércio.

 

De volta à nossa pré-história evolucionária, não teríamos notas bancárias, moedas ou cartões de crédito. Em vez disso, se você quisesse alguma coisa, precisava ter outra coisa que pudesse oferecer para negociar por ela.

 

Precisa de alguém para cortar o cabelo? Então você pode oferecer para cortar a grama em troca.

 

Quer comer um bom bife? Então talvez você deva trocá-lo pela pedra interessante que achou ...

 

O dinheiro, em teoria, destina-se simplesmente a facilitar este tipo de comércio, agindo como uma espécie de "placeholder". Dessa forma, você pode dar ao seu público algo que represente o trabalho em vez de ter que fazer o trabalho imediatamente.

 

Isso também significa que você pode negociar com mais pessoas - no caso de alguém não ter nada do que você precisa.

 

Mas o dinheiro criou problemas como sabemos, como grande desigualdade e muito estresse.

 

E se voltássemos a um tempo em que poderíamos trocar bens e serviços? Graças à web, isso é muito mais prático porque temos os meios para participar de um mercado global.

 

Você pode quase sempre encontrar alguém que tenha o que deseja e que esteja procurando o que você tem, porque você pode perguntar a todo o planeta.

 

Embora isso seja dito, muitos exemplos da economia compartilhada funcionam em uma escala um pouco menor - trazendo o foco de volta para as comunidades e áreas locais.

 

E as empresas que estão aproveitando essas ideias são muito bem-sucedidas em produzir lucro e em mudar a forma como fazemos negócios.

 

Aqui estão alguns exemplos surpreendentes:

 

  • A Uber - Uber é uma empresa de "táxi", ou mais como uma empresa de "substituição de táxi". Em vez de ter que contratar um táxi de uma empresa de táxi e pagar quantias obscenas, a Uber permite que você procure por motoristas registrados em sua área local que estejam dispostos a oferecer elevadores por um pequeno preço.

 

Qualquer um pode se inscrever para se tornar um motorista com o Uber e usar o aplicativo, é possível ver onde os motoristas estão em determinado momento, quanto eles vão cobrar e quanto tempo até chegarem até você!

Basta dizer que a Uber atualmente está dando às empresas tradicionais de táxi muitas noites sem dormir.

 

Tornou as noites muito mais convenientes e acessíveis. E está procurando fornecer transporte de pacientes para transferir idosos de hospitais.

 

  • AirBnB - AirBnB é para os hotéis o que o Uber é para os táxis. Mais uma vez, esta é uma solução que permite aos usuários contornar os caminhos usuais (caros) ao encontrar um lugar para ficar.

 

Nesse caso, a solução é permitir que os usuários ofereçam aos hóspedes uma estadia em seu quarto de hóspedes, casa ou casa de férias enquanto estiverem fora.

 

Dessa forma, qualquer um pode ganhar algum dinheiro extra e há muito mais opções de acomodação quando viajando.

 

Uma ideia semelhante é que permite que os usuários ofereçam seus sofás para estranhos gratuitamente.

 

Em troca, eles obviamente obtêm a boa vontade de outros proprietários, e a ideia é que você pode acabar com uma rede de lugares gratuitos para ficar em todo o mundo sempre que for viajar!

Um exemplo muito mais direto da economia compartilhada em ação. Aqui, os usuários são convidados a trocar seus pertences ou vendê-los por uma pequena taxa.

 

Isso é feito usando um aplicativo para tirar fotos e mostrá-las à área local.

 

Como empresas como essas ganham dinheiro? Às vezes, é através da publicidade. Outras vezes, é tomando algum tipo de taxa. Em outros casos, as empresas concentram-se em fornecer um ótimo serviço e, em seguida, contam com uma estratégia de saída com a esperança de que alguém esteja disposto a comprar seus negócios.

 

Seja qual for o caso, há muitas maneiras de ganhar muito dinheiro com esses tipos de oportunidades. Então, pense sobre sua comunidade local ou sobre as coisas que você está comprando e vendendo regularmente.

 

O que poderia ser transformado através do poder da economia compartilhada? Como você pode criar o "próximo" Uber ou AirBnB?

Veja tembem:

Como escolher o nicho certo no marketing digital

Como um bom SEO traz tráfego de alta qualidade

Quer começar um negócio na internet e ganhar muito dinheiro trabalhando de casa usando um computador ou mesmo o celular? Então clique aqui e veja um treinamento completo.