Marketing digital: tudo o que você precisa saber, atualizações , idéias, como funciona e muito mais

Marketing digital: tudo o que você precisa saber, atualizações , idéias, como funciona e muito mais
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Mercadologia digital é todo mercadologia feito pela internet Não se trata apenas de distribuir produtos e serviços. incluindo estratégias de vendas, precificação e como atender às necessidades do público-alvo.

Se você quer saber mais sobre mercadologia digital, continue lendo este artigo e ceda uma olhada nas informações e dicas nos tópicos a seguir:

Marketing Digital: O que é?
tipos de Mercadologia Digital
Os benefícios do marketing digital
Estratégia de mercadologia digital
Métricas de marketing digital

Marketing Digital: O que é?

Embora seja diferente do marketing tradicional pela internet o básico do marketing digital é o mesmo. Para melhor compreensão, pode-se citar o mix de mercadologia. incluindo o conceito de marketing 4P, que é uma estratégia para aproximar a empresa do público-alvo. Mesmo no mundo digital, ainda é muito importante. Eles são os seguintes:


produtos;
preço;
Quadrado;
Promoção.

Produto

Isso é o que a empresa vende. Quais são as vantagens para os consumidores? Como ele atende às necessidades dele? Com o que se parece.

Preço

É o valor do produto para o cliente e deve ser atrativo, pode ter descontos e ofertas, além de garantir a lucratividade necessária para o seu negócio.

Praça

É onde seu produto é remetido, como ele pode ser direcionado ao seu público e como sua logistica e armazenamento funcionam.

Promoção

São os canais de divulgação do seu produto, como ele é apresentado ao consumidor e as estratégias que seu público utiliza para conhecer sua marca.

Todas essas ideias de mercadologia são importantes e úteis para sua estratégia. porque é mercadologia digital. Afinal, você precisa ter um produto que atenda ao que seu público procura, oferecido nos canais certos e com preço consistente.

E para que tudo isso seja possível, é preciso conhecer a melhor forma de promovê-lo. Além disso, com o crescente uso de ferramentas online, surgiu outro P, de Pessoas.

Isso porque com o aumento da interação do consumidor com a marca por meio do uso das mídias virtuais, as pessoas traspassaram a influir esse processo. Hoje são 8 Ps. As outras partes são as seguintes.


Processos: como o produto é fabricado;
Posicionamento: como o cliente percebe a marca;
Performance: quais os seus diferenciais.


Tipos de Marketing Digital


Estratégia básica de marketing digital:

Inbound Mercadologia;
Mercadologia de conteúdo;
E se
Links Patrocinados


Embora à primeira vista possam parecer a mesma coisa, é possível diferenciá-los de acordo com a forma como são aplicados na prática. De qualquer forma, para uma estratégia eficaz, essas técnicos de marketing digital se complementam bem.

Inbound Marketing

Esse tipo de marketing digital também é chamado de marketing de atração e essa definição explica bem o conceito. A razão é que o objetivo é atrair pessoas para a empresa enquanto a utiliza.

Mas isso não acontece porque os consumidores querem comprar o seu produto. Primeiro, envolva-se com a marca pois ela oferece conteúdo interessante e relevante, o que é mais fácil de fazer por meio de canais online.

Ao contrário do outbound marketing tradicional baseado em anúncios, o inbound marketing oferece uma solução para os problemas de uma empresa ou para as necessidades dos clientes. Mas não usando diretamente seus produtos e serviços.

Primeiro, a empresa demonstra credibilidade e autoridade ao fornecer ao consumidor informações confiáveis ​​para que ele possa tomar uma decisão. Aqui estão algumas ideias para mostrar sua experiência para fazer as vendas acontecer em segundos.

Para isso, a marca utiliza os canais de marketing digital para se aproximar do público e edificar uma audiência visando aumentar sua interatividade e conquistar seu respeito. Além de se conectar com o consumidor essa táctica permite que você saiba mais sobre seu público-alvo.

Marketing de Conteúdo

Para implementar o Inbound Mercadologia, utiliza-se a mercadologia de conteúdo, que consiste na publicação de informações que sejam de interesse e relevantes para o público-alvo. Isso é feito através das redes sociais.

Hoje, essa estratégia é bastante eficaz, pois os consumidores procuram cada vez mais on-line por informações, respostas e orientações diariamente. apresentando este conteúdo As marcas podem atrair e atrair mais clientes. Incentive-os a comprar.

No entanto, a empresa deve se posicionar convenientemente no caminho da compra de clientes em potencial. Para isso, ele deve reconhecer quais mídias mais utiliza e estar presente nelas.

Assim, a mercadologia de conteúdo é realizado através dos seguintes canais:


Blog;
Site Institucional;
Redes sociais;
E-mail Marketing;
Newsletter;
Entre outros.


SEO

Outro tipo de mercadologia digital é SEO ou otimização de mecanismos de busca. Este é uma sigla que significa Search Engine Optimization. Seu objetivo é fazer com que seu site ou weblog tenha uma boa classificação e apareça no topo das pesquisas online.

A categorização alta nos resultados de enquête, ou mesmo na primeira página, aumenta muito suas chances de obter mais acessos todos os dias. Como resultado, mais usuários da internet aprenderão sobre sua marca. Isso é essencial para o inbound marketing funcionar.

E estar bem posicionado É preciso seguir as regras impostas por buscadores como o Google que querem que os usuários tenham a melhor experiência de navegação. Para isso, eles deixam o conteúdo que é considerado um dos melhores entre os primeiros.

Isso significa que o conteúdo é original, com textos bem escritos, coesão e palavras-chave relevantes, de acordo com os interesses do internauta. imagens de qualidade com nomes apropriados também são necessários.

Aqui estão apenas alguns exemplos de técnicos de SEO. Há mais para ajudar seu site ou blog a aparecer com mais frequência em pesquisas orgânicas.

links patrocinados ou PPC

Os links patrocinados são uma forma de anunciar em motores de busca como Google, Yahoo!, Bing, etc. Os links patrocinados são anúncios pagos por clique que normalmente aparecem acima e abaixo do Google e, ao contrário das pesquisas orgânicas, você notará seu ID de "anúncio" nos resultados da enquête.

A vantagem de usar esse canal de mercadologia é que os resultados tendem a aparecer rápidamente. Consequentemente, essa estratégia é amplamente utilizada por empresas de diversos portes. que investem em mercadologia digital.

Outro ponto importante é que, para que a estratégia continue dando resultados, é necessário um investimento contínuo em ferramentas de publicidade, pois funciona de forma semelhante a um leilão e, uma vez encerrado, os anúncios fizeram de ser exibidos. Essa é uma das principais diferenças entre links patrocinados e SEO.

Vantagens do Marketing Digital


São muitos os benefícios do marketing digital. Veja quais são:

Interação com o público-alvo

A interatividade da marca com seu público ao apostar no marketing digital talvez seja um dos diferenciais mais interessantes. Com essa maior interação, é possível ganhar credibilidade e confiança, além de conhecer melhor seu público-alvo.

Mais acesso

Com o marketing digital, as empresas podem ganhar mais publicidade e se tornar conhecidas em todo o país e também em outros países. Você não precisa ser uma grande empresa para fazer isso, se puder atender clientes em todo o Brasil com a logistica certa.

Estabelecimento de metas

Uma das principais diferenças entre a mercadologia digital e a mercadologia tradicional é a capacidade de gerenciar suas ações. Se no televisor rádio e jornais um único anúncio atinge um público diferente, é possível promover online ações específicas para cada grupo.

Facilidade de metrologia

Investir em mercadologia digital também é mais seguro. Porque é mais fácil avaliar os resultados obtidos. Hoje, existem muitas maneiras diferentes de medir os resultados, incluindo determinar quais comportamentos afetam o quanto.

Estratégias de Marketing Digital

Para utilizar a mercadologia digital e obter os resultados esperados, é necessário ter uma estratégia bem estruturada. Depende das características de cada empresa e é preciso considerar o produto ou serviço, mercado, público-alvo e trajectória.

Aqui estão os passos básicos para criar a melhor estratégia de mercadologia online:

1906627" class="synonyms">Passo 1 – estabelecendo Metas

Descubra quais são os objetivos de marketing digital da sua empresa. Adquirir visibilidade? Aumentar o número de clientes-alvo? Venda mais? Você tem uma autoridade virtual? Mais visibilidade? Manter isso em mente ajuda você a escolher os melhores canais.

Pernada 2 - Escolhe um canal de Comunicação

Pesquise com seu público-alvo quais mídias eles mais utilizam e, dentre elas, escolhe a mais eficaz para sua estratégia. Por isso, é importante saber como funciona e quais são as funções de cada canal.

34855433" class="synonyms">Passo 3 - Agende sua postagem

É importante delegar funções à sua equipe para responsabilizar os profissionais pela publicação e monitoramento dos canais. Também é fundamental responder a todas as mensagens que você recebe, outra forma de incentivar a interação com o público.

E para garantir organização e boa gestão, nada melhor que um cronograma de publicação, mesmo que haja mais de um responsável por este projeto. Desta forma, evita-se postagens extras ou falta de resposta a um consumidor.

Pernada 4 - avaliado a possibilidade de contratar um especialista experiente.

Construir uma estratégia de marketing digital exige uma boa avaliação do segmento de mercado e público-alvo, bem como dos canais para promover as ações. Sob esse ponto de vista, pode ser necessário contratar uma agência de mercadologia digital.

Com profissionais capacitados e experientes, é possível seguir o caminho correto de forma mais prática, sem cometer os erros comuns que ocorrem quando não se tem a carga de conhecimento necessário. A agência só pode dar conselhos ou tomar medidas.

Etapa 5 - Medir os resultados

Acompanhar e registra todas as informações sobre os resultados das ações. Tudo isso é útil para análises ulteriores e você pode ter certeza de que os resultados são os esperados.

Métricas de Marketing Digital


Existem diversas métricas, técnicos que contribuem para a obtenção de dados mais precisos para mensurar e analisar resultados. Veja quais são alguns deles.

visitantes Únicos

O número de visitantes do seu site ou weblog durante um determinado período.

Encontro

Interações como cliques e laudas visualizadas de visitantes individuais.

Nova sessão

Essa é outra métrica semelhante à anterior, exceto que, mesmo que seja apenas um único visitante, ainda conta como uma nova sessão se ele retornar à sua página 30 minutos depois. Essa atitude sinaliza uma forte atração.

Tipo de tráfego

Essa é a origem da visita, que pode ser orgânica, por meio de buscadores ou campanhas pagas, que vão depender dos canais aplicados.

Taxa de falha

Porcentagem de visitantes que visitam um único site e saem sem interagir com o site.

Retorno do investimento

Também conhecido como ROI, é a diferença entre a soma dos custos de mercadologia digital e o valor das conversões das ações online. Os lucros devem ser maiores para que seu negócio não seja lucrativo.

custo de aquisição de clientes

Abreviação de CAC, mede quanto sua empresa gasta para adquirir cada cliente. Para ter um resultado positivo, o custo deve ser menor do que o que é consumido em marketing digital com cada cliente.

Essas são apenas algumas das métricas disponíveis para mensurar os resultados das ações de mercadologia digital promovidas pela sua empresa. Além disso, é importante avaliar quais deles podem ser aplicados no seu negócio.

Em qualquer caso Esta etapa não deve ser ignorada. Afinal, se os resultados não forem os esperados, é necessário rever a estratégia e ajustá-la se necessário para obter melhores resultados.

Além disso, sua equipe deve ter especialistas dedicados a essa tarefa. Eles também precisam saber como concluir a tarefa para não obter resultados falsos.

11 ferramentas de marketing digital obrigatórias


Como você deve saber, o marketing digital é parte integrante da promoção de seus negócios e produtos neste novo mercado online.

Mais e mais empresas estão percebendo isso a cada ano, por isso é importante entender as tendências e regras básicas desse jogo.

Além disso, por esse motivo, é importante se manter informado lendo e estudando sempre que possível e nesse sentido, hoje temos um objetivo bem específico: oferecer uma visão geral de 10 ferramentas essenciais para a mercadologia digital.

Apenas o suprassumo do que você precisa conhecer para ter sucesso em suas futuras campanhas. Vamos lá?

1 – Google Ads

O Google Ads é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas no marketing online e tem um funcionamento bastante simples, embora exista uma curva de aprendizado para uso otimizado.

O sistema se baseia na escolha de palavras-chave relacionadas ao seu negócio ou produto, para que apareça em destaque nas buscas efetuadas pelos usuários.

Em outras palavras, se você oferece serviços de banho e tosa para pets, por exemplo, escolhe termos de busca comuns, relacionados ao seu negócio, à região em que opera e assim por diante.

Algumas palavras-chave podem ser muito concorridas, como “advocacia” ou “pizzaria” e nestes casos, terem um custo maior por clique (CPC), que é o quanto você paga por pessoa que acessa seu anúncio.

Parece complicado? Não se preocupe, existe uma outra ferramenta atrelada a esta, que te ajuda a gerenciar e controlar suas campanhas, a número dois desta lista.

2 – Google Analytics


Google Analytics

O Google Analytics é fundamental para se construir uma imagem de como o seu site está funcionando. Esta ferramenta fornece diversos dados como visitantes, pessoas online neste momento, localização do visitante, tempo de permanência na página, taxa de rejeição e muito mais.

Além disso, é possível vincular sua conta do Analytics com o Google Ads podendo importar suas metas do Analytics para a plataforma de anúncios do Google. Outras funcionalidades incluem a separação de tráfego (orgânico, pago, etc), quais campanhas vieram os tráfegos, etc.

3 – Facebook Ads

Facebook

E falando em direcionamento de campanhas, o sistema do Facebook Ads é um dos mais precisos neste quesito.

É possível criar campanhas específicas para atingir apenas jovens moradores de São Paulo que gostem de gastronomia, ou pessoas que moram sozinhas em Porto Alegre, mas tem gatos, por exemplo.

É claro que também existe uma curva de aprendizado para otimização de anúncios, mas o Facebook inclui métricas e outras ferramentas para facilitar a vida de quem está começando no marketing digital.

Na plataforma, integrar elementos diversos dentro de uma mesma campanha, como sua landing page, e-commerce, site ou blog, é relativamente simples, mas o destaque fica para as ferramentas de análise, cujo primeiro exemplo vem a seguir.

4 – Google Page Insights

Page Insights

Como havíamos falado nos posts da atualização Google Speed a velocidade de carregamento do site é um dos pilares para conseguir um bom desempenho nas buscas orgânicas e no Google Ads.

Sendo assim, o Google disponibiliza uma ferramenta para desenvolvedores que oferece dicas de como deixar o seu site mais rápido e diminuir o seu tempo de carregamento.

5 – Linkedin Ads

Linkedin

Precisa de uma plataforma mais específica para suas campanhas online? Uma das melhores alternativas do mercado é o Linkedin.

Principalmente, por ser uma rede social voltada apenas para profissionais, o que significa que o público já está pré-segmentado e portanto, pode ser a plataforma ideal para anúncios de MBA´s ou cursos online de curta duração, por exemplo.

O sistema funciona de forma similar ao Facebook Ads, ou seja, existem muitas possibilidades de direcionamento e segmentação, assim como ferramentas de análise de desempenho.

6 – Marketplaces


Ao contrário das ferramentas anteriores, marketplaces não se refere a um software ou sistema específico, mas a um conceito do marketing digital.

Entre os maiores e melhores exemplos nacionais do formato estão o Submarino, as Americanas e outros gigantes do setor, que reúnem produtos de terceiros em seus comércios eletrônicos.

A lógica é a seguinte: você aproveita o tráfego destes sites mais conhecidos para oferecer seus produtos em suas páginas, em troca, paga comissões para a rede que estiver utilizando.

Como isso não inviabiliza que você tenha seu próprio e-commerce, torna-se uma maneira de ampliar suas possibilidades de ganho, em tempo reduzido, por um custo previsível.

também é possível utilizar marketplace para vender serviços digitais como o Freela Web e outros sites da categoria de serviços.

7 – MailMarketing


Esta é uma das ferramentas menos compreendidas do mercado, justamente porque muitas pessoas e empresas fazem mal uso da mesma.

Dentro de uma campanha bem planejada, uma empresa consegue angariar uma grande quantidade de cadastros de consumidores em potencial e não há forma melhor de se comunicar com estas pessoas, do que através de e-mails.

O problema, como dissemos, são as empresas que enviam mensagens apenas por enviar, repetitivas, insistentes, desconectadas com o perfil ou com o interesse do seu público.

Neste sentido, começamos a destacar uma peça essencial para o sucesso de campanhas online: a integração e balanceamento de estratégias em plataformas diversas, mas vamos incluir este assunto no próximo tópico.

8 – Automação de Marketing


A esta altura, você pode estar pensando que são muitas ferramentas e também, que precisa de explicações mais profundas a respeito de cada uma delas.

Embora isso seja verdade, há um terceiro ponto ainda mais importante: uma vez que inicie suas campanhas de marketing digital, você e sua equipe terão muitos aspectos para gerenciar.

Criação e postagem de conteúdos em diversas redes sociais, concepção de campanhas, testes A/B e uma infinidade de aspectos técnicos e/ou rotineiros, cuja execução pode ser muito demorada.

Por isso, é fundamental escolher bem uma ferramenta de automação, principalmente para criação e gerenciamento de conteúdos e acompanhamento de resultados.

Do contrário, lidar com tantos dados, espalhados por diversas plataformas pode se transformar em uma tarefa impossível.

9 – Criação de Landing Page

Quando você lança anúncios online, o objetivo inicial é atrair leads, ou seguidores que são, basicamente, clientes em potencial.

Quando uma pessoa destas clica em um anúncio, deve ser direcionada a uma página de entrada (landing page), que pode ser genérica, ou específica.

Em muitos casos, trata-se do primeiro contato direto daquela pessoa com seu negócio e portanto, você deve ter uma página desenhada especificamente para recebê-la e coletar dados como e-mail, por exemplo.

Existem inúmeras ferramentas de criação de landing pages no mercado, mas o mais importante neste momento, é compreender que esta página corresponde a cumprimentar um cliente que acabou de entrar em sua loja.

Mesmo que não compre nada, você quer causar uma boa impressão e se possível, entender seus hábitos e preferências, para saber o que poderá oferecer aquela pessoa no futuro.

10 – Google Tag Manager


Tag Manager

O Tag Manager é uma ferramenta do Google para simplificar o processo de adicionar códigos ao site. Na plataforma do Tag Manager é possível adicionar trechos em HTML, código de conversão do Google Ads, Pixel do Facebook, Remarketing etc. Tudo isso em uma plataforma bem simples de utilizar.

11 – WordPress.org


Quando você decidir criar sua loja virtual ou seu site você irá se deparar com um mundo de opções. Qual plataforma usar? Qual linguagem? Qual formato do site? Bom, o WordPress é uma das opções mais utilizadas quando estamos falando de marketing digital e hoje já é a principal plataforma de criação de sites do mundo.

Para os propósitos do marketing digital, o WordPress realmente não pode ser superado, e como uma ferramenta de construção de sites completa, a maioria do mundo concorda. Mais de 74 milhões de sites na internet são construídos através do WordPress, tornando-o de longe o mais popular sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) disponível para qualquer pessoa. Caso ainda não esteja convencido, pense em grandes sites como: Revista Veja, Revista Quatro Rodas, TV Gazeta e Gazeta Esportiva, Santos Futebol Clube, Blog do Elo7, Toyota, CNN, The New York Times, Ebay e até mesmo o Facebook Newsroom. Todos eles usam o WordPress. Ah e nós esquecemos de um: Beyoncé. É isso mesmo, a própria rainha do pop usa o WordPress para hospedar seu conteúdo, postar atualizações recentes e manter seus milhões de fãs informados.

Todos esses grandes players não apenas escolheram o WordPress por conta própria, eles escolheram por um motivo. O WordPress é fácil de usar, acessível para ser otimizado para SEO, tem muitos profissionais disponíveis no mercado e é uma plataforma grátis. Por isso, acabou tornando-se uma escolha óbvia para várias empresas, celebridades e veículos de notícias que procuram um CMS abrangente e totalmente personalizável. Para cada pessoa e objetivo uma plataforma de site pode ser a melhor. Porém o WordPress tem sido uma ótima opção para aqueles que querem flexibilidade e modernidade para seus sites.

O WordPress oferece duas versões de seus serviços: A primeira é o WordPress.com que é a versão paga da ferramenta, porém ela é super limitada. A versão indicada é o WordPress.org que é grátis e você apenas terá que pagar o custo do seu domínio (URL) que é algo em torno de R$40 por ano e o custo de um servidor de hospedagem que há opções no mercado a partir de R$5 por mês. De qualquer maneira, um site WordPress pode ser projetado e construído por pouco ou nenhum dinheiro.

Uma Última Palavra Sobre Estas Ferramentas e Conceitos

Para quem está começando no marketing digital, muito do que dissemos pode parecer bastante confuso afinal, se você nunca rodou uma campanha para captação de leads, é difícil imaginar o que seja, ou como deva ser, uma landing page.

Mas acredite, mesmo para que já está há algum tempo nesta estrada, sempre há o que aprender.

No mundo digital, as técnicas são dinâmicas, novas ferramentas surgem com frequência e a única solução é estudar sempre e manter a mente aberta.

A boa notícia é que, com paciência e dedicação, qualquer tipo de negócio pode se beneficiar do marketing digital, pelas suas duas principais características:


Baixo custo;
Direcionamento preciso.


Juntando estas duas pontas, chegamos a um potencial de retorno de investimento imbatível na comparação com qualquer método publicitário tradicional.

E se a sua dúvida está relacionada aos softwares específicos que pode utilizar, como no caso da automação, por exemplo; saiba que as opções são muitas e será necessário experimentar um pouco.

Porque se não ficou claro até aqui, não custa enfatizar: marketing digital é aprendizado constante e mais do que isso, adequação ao seu caso individual.

Apesar da lógica geral que rege as campanhas online, no fundo, sua prática determina o que é mais efetivo para o seu negócio ou produto e assim, é mais importante testar alternativas, do que se ancorar em apenas uma desde o início.

A menos é claro, que você resolva contratar uma agência para gerenciar suas campanhas, mas neste caso, já se trata de uma outra conversa.