Os benefícios do tratamento psicológico
O chefe liga de madrugada e insiste em perguntar sobre o relatório que ficou pendente.
As crianças correm pela casa, desarrumando tudo o que você tinha acabado de arrumar.
Os pais e professores não param de perguntar sobre os seus planos para quando você passar na faculdade.
O mundo não para. Mas a questão é que, ou você para, ou você se perde em todas as questões que bombardeiam sua alma.
E com o surgimento da Internet, as coisas só se complicaram. As informações surgem tão rápido quanto desaparecem, dando lugar àquela notícia de última hora que o repórter da TV insiste em dizer que é inadiável.
Com tantas coisas chamando a sua atenção, você precisará dar prioridade a algumas delas e deixar outras de lado. Tal escolha muitas vezes traz consigo uma sensação de perda, que muitas vezes pode perdurar por dias, semanas ou anos.
E se este é o diagnóstico da sociedade em que vivemos, como não enlouquecer em meio a este mar de loucura?
A resposta pode estar em uma simples tomada de decisão, pois decidir é a parte mais difícil. Deixar para trás o que já não lhe faz bem e caminhar rumo a uma nova visão de mundo pode ser mais difícil do que se imagina.
Caso você pergunte a alguém a respeito de tratamento psicológico, muitos dirão que tal tratamento só deve ser realizado por aqueles que já perderam a razão e precisam recuperá-la. Porém, o fato é que a maioria da população já não consegue mais lidar com seus próprios problemas sozinha.
Seriam todas estas pessoas loucas? Ou apenas vítimas de uma sociedade que exige delas um esforço maior do que elas podem suportar?
Na nossa sociedade não é apenas a Psicologia que sofre com este mal. Se alguém diz que vai ao Psiquiatra, é muito provável que os outros indivíduos passem a ver aquela pessoa como um ser inferior e digno de pena, ou como louco. E isso é preocupante.
Porque tomar uma vacina contra a Gripe é plenamente natural, e ir ao consultório de alguém que está disposta a lhe ajuda é visto como algo completamente insano?
Estima-se que em 2021 cerca de 18 milhões de pessoas estavam sofrendo por causa de ansiedade, o mal do século. Sabe-se que muitos não possuem dinheiro para pagar uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra. É aí que entram as ONGS e postos de saúde, que podem oferecer estes serviços gratuitamente para quem não é capaz de pagar.
Ao chegar no consultório de um psicólogo, muitos pensam que serão vistos como seres inferiores, ou mesmo como eu disse anteriormente, como loucos. Porém o trabalho de um psicólogo é acolher, e fazer germinar no paciente a semente de humanidade que nele existe.
Muitos só precisam de atenção, precisam ser ouvidos, para que os demônios colocados pelo mundo em suas mentes não ganhem força.
Abandonar o preconceito e procurar ajuda pode ser o início de uma jornada rumo à libertação das correntes mentais que o aprisionam.
Psicologia salva.