Três dicas para iniciar como redator freelance

Com o início da pandemia muitas pessoas perderam seus empregos e tiveram que procurar outras formas de trabalhar, foi nesse momento em que um mercado conhecido mas pouco usado começou a crescer, estou falando do mercado de home office.

Três dicas para iniciar como redator freelance
Freepik

Então várias áreas começaram a existir nesse mercado como: Copywriter, programador, redator, professor, analista, gestor de tráfego, entre outras profissões.

Mas nesse artigo vamos falar exclusivamente da profissão de redator.

O que é redator: o redator é o profissional que trabalha escrevendo para empresas. Ou seja, ele auxilia, escrevendo artigos, “blogs”, livro eletrônico, entre outros. 

É uma ótima profissão para quem quer ganhar liberdade geográfica e financeira

 Já digo desde início que não é tão fácil quanto parece, mas com o tempo você vai pegando o jeito e vai melhorando e tudo que você vai precisar é: um aparelho (seja ele “smartphone” ou computador), conexão com “internet” e disposição.

Então vamos lá, que vou agora  te passar os 3 pontos de base para começar a atuar como redator.




1-Escolha um nicho:

 tema, cliente e conteúdo. Com a escolha do nicho escrever os textos como redator se tornará simples. O porque você já teria um ponto de início para escrever, já teria algo em mente.



TEMA: algo que gosta ou tem facilidade para escrever



CLIENTE: a categoria de pessoa com quem você gostaria de trabalhar: escritor de livros, médico, ou qualquer outra profissão. 



CONTEÚDO: o conteúdo seria o mesmo que o tema e o cliente juntos: saúde, medicina, ‘marketing’, etc.



Uma coisa que quero que você tenha em mente é que o nicho não é algo fixo, você pode escrever hoje sobre saúde e amanhã sobre educação. Então não veja o nicho como umas algemas que você está preso desde o momento que o escolher, mas veja-o como um facilitador para seu trabalho.



2- portfólio:

 o portfólio é algo IMPORTANTE para o redator, porque passa confiança para o cliente. 

O portefólio é muito simples de fazer e não se paga nada, existem várias plataformas para isso, mas vamos usar a Google "drive" sendo mais acessível. 



Basicamente você deve abrir a plataforma "drive" criar uma pasta nomeá-la como "portfólio'' e arrastar todos os seus textos para lá, no mínimo 15, com assuntos variados criar um link para a pasta, e pronto, você já pode trabalhar.

3- tenha presença digital:

 chega de anonimato, entre em grupos de redatores e esteja ativo na “internet”, até porque se você não é conhecido não é achado.




Conclusão

Após ter montado a base e estar atuando como redator você pode dar um otimizada no seu trabalho, como faço isso? Você pergunta, basicamente você irá analisar seu desempenho e observar o que pode melhorar para atingir novos resultados. 




Ótimo agora com tudo isso você tem a base para ser um redator iniciante e trabalhador independente, já tem um ponto de partida para iniciar nessa profissão.