Agência Adverte: Usina Nuclear Ucraniana à Beira do Perigo em Potencial Acidente

Agência Adverte: Usina Nuclear Ucraniana à Beira do Perigo em Potencial Acidente
WIKIPEDIA

A Usina Nuclear de Zaporizhzhia, localizada no sul da Ucrânia e ocupada pela Rússia desde março de 2022, enfrentou uma série de ataques com drones desde 7 de abril, desencadeando acusações mútuas entre Moscou e Kiev. O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, alertou sobre o iminente perigo de um acidente nuclear na usina, durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, nesta segunda-feira (15).

Esses ataques, direcionados à maior central elétrica da Europa pela primeira vez desde novembro de 2022, foram descritos como "temerários" por Grossi, que instou a cessação imediata dos mesmos. Embora não tenham causado incidentes radiológicos até o momento, aumentaram significativamente os riscos na central de Zaporizhzhia, já comprometida em termos de segurança nuclear.

Embora os seis reatores estejam atualmente em desligamento a frio, Grossi enfatizou que os perigos de um grave acidente nuclear permanecem muito reais. Desde a invasão russa em fevereiro de 2022, a AIEA emitiu quatro resoluções condenando as ações da Rússia contra as instalações nucleares ucranianas.

Localizada na cidade de Enerhodar, às margens do rio Dnipro, a usina de Zaporizhzhia tem sido alvo de ataques e bombardeios nos últimos dois anos.