Como o home office apoia o objetivo de desenvolvimento Sustentável da ONU nº 11 de Cidades e Comunidades Sustentáveis

Talvez um dos principais benefícios do trabalho remoto seja a capacidade de trabalhar em qualquer local de sua escolha . Embora as razões para viver e trabalhar em um determinado local sejam variadas, os impactos em nossas cidades, comunidades e meio ambiente são significativos.

Como o home office apoia o objetivo de desenvolvimento Sustentável da ONU nº 11 de Cidades e Comunidades Sustentáveis
Freepik

Em 2015, as Nações Unidas estabeleceram 17 metas, chamadas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS), como “um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030”.

Em particular, a meta 11 está relacionada à criação de cidades e comunidades sustentáveis. Sobre esse objetivo, a ONU diz: “Existem muitos desafios para manter as cidades de uma maneira que continue a criar empregos e prosperidade sem sobrecarregar a terra e os recursos. Os desafios urbanos comuns incluem congestionamento, falta de fundos para fornecer serviços básicos, falta de moradia adequada, infraestrutura em declínio e aumento da poluição do ar nas cidades”.

No Guia do Rossi acreditamos que o trabalho remoto pode responder ao apelo deste ODS e de muitos outros. Vamos dar uma olhada em como o trabalho remoto pode levar a cidades mais sustentáveis ​​e resilientes.

Objetivo 11. Tornar cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Habitação Acessível e Escolha de Localização

Um dos objetivos deste ODS é “garantir o acesso de todos a moradias e serviços básicos adequados, seguros e acessíveis e melhorar as favelas”. Quando a maioria dos empregos de nível profissional está localizada em cidades maiores, os trabalhadores são forçados a viver em cidades caras ou a suportar longas viagens de um local mais barato. Qualquer uma das opções leva ao aumento da poluição do ar e impactos ambientais negativos ou à redução dos meios financeiros para viver e contribuir para a economia.

Com o aumento dos preços das moradias em muitas cidades do BRASIL, trabalhar remotamente facilita a necessidade de morar nos centros das cidades  e permite opções de locais de moradia mais distantes do escritório e muito mais acessíveis.

Com um trabalho remoto, os profissionais podem viver em áreas menores ou rurais , potencialmente ajudando a expor essa área a diferentes avenidas de riqueza e orientação; especialmente valioso para os jovens que estão desenvolvendo interesses pessoais e profissionais.

Luciana Castro, leitora do Guia do Rossi, ecoou esse sentimento ao comentar sobre como o trabalho remoto tornaria sua vida melhor: “Melhor é... ter acesso a economias melhores do que aquela em que você vive, para que você não precise se mudar. Permitindo que você ainda resida e contribua para sua comunidade atual .”

A ONU prevê que 5 bilhões de pessoas vivam nas cidades até 2030. Trabalhar em um trabalho remoto e poder viver em uma cidade menor ou área rural pode reduzir muito a rápida urbanização , que a ONU diz estar “exercendo pressão sobre o abastecimento de água doce, esgoto, o meio ambiente e a saúde pública”.

Melhorando o Ambiente e as Condições de Tráfego

Criar cidades seguras e sustentáveis ​​também envolve qualidade do ar e segurança rodoviária. Os trabalhadores remotos que não se deslocam mais para o trabalho podem ajudar a  reduzir o congestionamento do tráfego  e o desgaste das estradas, reduzir os gases de efeito estufa emitidos e reduzir os custos do petróleo.

Em Boston, o governador Charlie Baker está procurando aliviar o congestionamento do tráfego  oferecendo incentivos fiscais para cada funcionário que uma empresa deixa trabalhar remotamente. Menos tráfego e mais dinheiro no bolso das empresas podem contribuir para uma cidade mais segura e sustentável.

A leitora do Guia do Rossi, Luciana, disse o seguinte sobre as  economias ambientais de trabalhar remotamente :

“Ser capaz de trabalhar em casa para mim, não apenas economiza imensamente em minhas emissões diárias de carbono, mas também me permite ensinar aos meus filhos a importância de cuidar deste planeta em que vivemos. Seja levando-os em uma caminhada para pegar o lixo ou ajudando nossa comunidade a plantar árvores para o nosso parque memorial local, esses pequenos momentos de ensino são mais do que eu normalmente seria permitido. Cada pequena coisa conta.”

Elizabeth H. também mencionou os benefícios ambientais e mentais do trabalho remoto:

“…As pessoas estão finalmente percebendo o quão tremendamente prejudicial se tornou para o meio ambiente ter milhares de carros viajando diariamente do ponto A ao ponto B e vice-versa. No meu caso, ter a possibilidade de trabalhar em casa não só evita que outro carro polua, mas também fico mais bem disposta por não ter saído para ficar horas no trânsito.”

O Guia do Rossi, que é uma empresa virtual sem escritório físico desde 2018, recentemente teve seu impacto ambiental medido devido ao trabalho remoto . Ao longo de 4 anos, nossa força de trabalho remota evitou 952.198 milhas de veículos percorridas e eliminou 64.075 viagens de veículos.

Também salvamos custo médio:

  • R$ 50.368 em custos de acidentes de trânsito
  • 30,49 toneladas métricas de qualidade do ar
  • 20.906 galões de gás

O trabalho remoto pode levar a enormes economias ambientais , o que também resulta em economia monetária para empregadores e funcionários.

Saiba mais sobre o impacto do trabalho remoto nos ODS da ONU

O Guia do Rossi tem uma dica para você que quer trabalhar online e fazer negócios indicamos o Freela Web uma empresa nossa que você pode vender serviços e começar a trabalhar home office.