Marketing Educacional: O que é e quais táticas utilizar para alavancar sua autoridade no mercado do ensino?

Saiba do que se trata esse tipo de mercadologia e confira as 2 melhores táticas para elevar sua autoridade ou da sua instituição de ensino no mercado da educação.

Marketing Educacional: O que é e quais táticas utilizar para alavancar sua autoridade no mercado do ensino?

O Marketing Educacional é um acervo de táticas utilizadas para a atração de novos estudantes e/ou fidelização dos que já estudam, além disso, há também a utilização de métodos para a construção ou o mantimento da relação entre docentes ou instituições de ensino e discentes, podendo ser feito de forma online, offline ou um pouco de cada, porém, é o modo virtual de repassar e adquirir conhecimento que predomina.

O nicho de educação é um dos mais antigos que existe, pois mesmo antes do surgimento da internet, ele já era um dos mais quentes, ou seja, um dos mais populares entre os consumidores, pois tinha grande alcance do público por intermédio da publicidade offline, como os outdoors, cartazes, panfletos, rádio, televisão, etc, pelo fato de ser essencial na formação de cidadãos e continua sendo popular no mundo virtual através de sites, blogs, banners e anúncios online, entre outros meios. Um diferencial desse nicho em relação aos outros é que nele, a relação entre as instituições educacionais e os alunos é cotidiana, ou seja, a conexão entre esses elementos é forte.

Dentre as estratégias utilizadas no Marketing Educacional, as principais são:

- Persona: Uma persona é um personagem fictício baseado no cliente ideal de uma empresa ou negócio, é basicamente a representação da pessoa na qual o vendedor quer atrair para o que ele oferecer para ela com base nas dores, necessidades ou desejos da mesma;

- Produção de conteúdo: Um excelente meio de atrair novos discentes ou fidelizar os já existentes, porque nesta estratégia, criatividade e liberdade são as palavras-chave e o conteúdo é variado, tomando como exemplo informações e curiosidades sobre países do Extremo Oriente como Japão, Coreia do Sul, China, Hong Kong, entre outros em um e-book, podcast, webnário, videoaula ou qualquer outro material oferecido por uma escola.