Marketing Jurídico: O que é e quais táticas utilizar para alavancar sua autoridade no mercado forense?
Conheça o Marketing Jurídico e as melhores estratégias utilizadas para alavancar sua autoridade no meio judiciário.
O Marketing Jurídico é um acervo de táticas utilizadas cujos objetivos principais são: posicionar os advogados no mercado de trabalho, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Geralmente, esse conceito é associado às atividades dos juristas, porém, ele pode ser estendido a outras atividades jurídicas que tenham como finalidade a criação de valor para o público-alvo, a exemplo dos serviços notariais. Além disso, essa definição também é utilizada para fortalecer a imagem do legista sem violar o código de ética de órgãos públicos forenses, como a OAB, pois com o advento da globalização e consequentemente da internet, os hábitos de consumo mudaram de forma drástica, abrindo portas para os profissionais, especialmente os vendedores, marketeiros e publicitários. Vale destacar que o Marketing Judiciário tem como foco atender as necessidades de cada cliente, não se restringindo aos serviços prestados, pois também diz respeito à qualidade do serviço, às instalações, à localização do escritório, à comodidade do contato, às expectativas do cliente e à publicidade utilizada.
Se você é um advogado ou dono de um escritório de advocacia, confira abaixo as melhores estratégias para alavancar sua autoridade no meio judiciário:
- Criação e entendimento de personas: criar um perfil baseado no cliente ideal e investir em táticas de atração de clientes tendo esse perfil como alicerce;
- Desenvolvimento de funis de vendas: um funil de vendas é uma estratégia de Marketing Digital que mapeia o fluxo de compra do cliente, fazendo com que a marca acompanhe o mesmo desde o primeiro contato até o fechamento da compra;
- Criação de sites: a criação de um site é muito importante, pois armazena todo o conteúdo em uma única página, por isso, ele deve ser atraente, fácil de acessar, navegar e mobile friendly;
- Utilização de linguagem simples: a linguagem é outra tática muito importante, tanto no mundo digital quanto no real, as marcas ou empresas e os clientes se comunicam de forma simples, porque os últimos têm faixas etárias, gostos, hábitos e gêneros diferentes uns dos outros, por isso, é necessário abrir mão do “juridiquês" ao se comunicar com o cliente também de forma online, pois ele pode não ter muito conhecimento sobre a linguagem utilizada entre os profissionais de Direito.