Negativaram meu nome indevidamente, o que fazer?
É uma péssima situação quando se tem o nome negativado, isto é, ter o nome/CPF inserido nos órgãos de proteção ao crédito por uma dívida. As coisas complicam ainda mais quando há negativação do nome de forma completamente indevida. No entanto, afinal, o que fazer quando o seu nome é negativado indevidamente? Descubra a seguir!
Nome negativado, e agora?
No primeiro momento, antes mesmo de tentar resolver a situação de maneira judicial ou extrajudicialmente, a dica é consultar se o seu CPF foi realmente negativado indevidamente (SPC SERASA). Caso observe que não há motivo nenhum para a negativação do seu CPF, reúna provas que demonstrem que há inclusão indevida do seu nome junto aos órgãos de proteção de crédito.
A partir disso, é possível que você busque o seu direito, nesse caso, de não mais ser cobrado por uma dívida que não é sua e que as notificações/cobranças parem de ser efetuadas contra você.
Quais os meus direitos se o meu nome for negativado indevidamente?
Em grande parte dos casos que são levados à justiça, a pessoa vítima do erro da empresa pode terminar por receber uma indenização por danos morais. E isso pode acontecer independente se o erro foi direto da empresa ou em decorrência de fraudes, ou cancelamentos de serviços não praticados por você.
Os danos morais incidem por conta do consumidor, a partir do momento em que tem o seu nome negativado, ser considerado não confiável frente a outras empresas e instituições financeiras. Dessa forma, o seu nome estando “sujo”, termina por sofrer uma queda na pontuação do score.
Nome negativado e cobrança indevida: qual é a diferença?
Embora seja comum haver confusão entre os dois termos, são completamente diferentes entre si. O nome negativado, como mencionado anteriormente, é a inclusão do seu CPF nos órgãos de proteção de crédito. Ao passo que a cobrança indevida não significa, necessariamente, que o seu nome esteja negativado, mas apenas que certa empresa lhe cobra uma dívida não criada por você.
Independente se o seu nome foi negativado ou há cobrança de dívida indevidamente, é possível que em ambos os casos caibam indenização por danos morais. Entretanto, buscar a ajuda de um advogado é sempre bem recomendado.
Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário abaixo ou entre em contato!
Email: contatojb150@gmail.com Fone: 81 98815-5369 (Diligente jurídico)