O que é e como usar o Marketing de Atração para atrair e conquistar seus clientes
O Marketing de Atração, também conhecido como Inbound Marketing é um conjunto de ações e estratégias utilizadas para a empresa atrair seus potenciais clientes.
Diferente da técnica comum de vendas em que a empresa procura pelos consumidores, no Inbound Marketing, a mesma produz conteúdos direcionados de forma despertar a atenção e conquistar seu público alvo.
Essas ações acontecem principalmente por meio do marketing de conteúdo, ou seja, através de postagens em redes sociais, blogs e site. É importante ressaltar que o Marketing de Atração não se restringe apenas a fase de atração, mas também de conquista do cliente até efetivação da venda e promoção da marca.
Vantagens do Marketing de Atração
Uma das principais vantagens dessa estratégia é que ela já tem seu público alvo pré definido, isso significa dizer que se o indivíduo foi até seu site/ rede social é porque de alguma forma ele se interessa pela solução que você oferece.
A partir de então, o principal objetivo da empresa deverá ser oferecer um conteúdo de qualidade nos diversos meios de comunicação para tornar esse lead mais consciente (qualificado) e mais certo de que seu produto/ serviço é adequado para ele.
Outro benefício notório ao se adotar o Inbound Marketing como um pilar é porque ele permite que você estreite relação com seu cliente de forma duradoura. Isso acontece, pois quando ele se inscreve na newsletter do seu site, acessa os textos do seu blog, ou faz download de um conteúdo gratuito, você está garantindo uma forma de comunicação aberta, que deve ser mantida e nutrida continuamente.
Por isso, invista sempre em conteúdo adequado para cada uma das fases em que seu lead se encontra, é preciso ser trabalhado não apenas a venda do produto mas a fidelização do cliente também.
Confira a seguir as etapas que seu cliente percorre até a compra do seu produto e saiba como usar o conteúdo a seu favor.
Atração
Como já falamos por aqui, essa etapa envolve a produção de conteúdo para quando o potencial cliente procurar por produtos/ serviços do seu nicho nos mecanismos de busca ou nas redes sociais, ele encontre dados relevantes e atraentes. Isso significa, que você precisa ter sua persona bem definida e conhecida. Faça posts criativos, lives nas redes sociais, mantenha seu site e blog atualizado, utilize técnicas de SEO.
Conversão
Nessa fase é preciso tornar seu leitor e visitante um verdadeiro lead. É o momento de investir nas conhecidas Calls to Action (CTAs).
Elabore landing pages, produza e-books e formulários para convidar o visitante a interagir e ter interesse pelo seu produto/ serviço.
Venda
A venda representa justamente o momento de transformar seu leads em clientes. Para isso, pode ser feito campanhas de e-mail marketing, uma ligação personalizada ou até mesmo uma reunião.
Todas essas ações podem ser fatores decisórios para fazer seu lead se tornar cliente.
Por último, não se esqueça que manter um bom relacionamento pós vendas também é imprescindível para reter uma carteira de clientes satisfatória.
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