Tensão entre Coreia do Sul e Coreia do Norte aumenta e possível conflito pode gerar guerra
Tensão entre os coreanos do sul e do norte
Por Yuri Diniz
No dia 3 de novembro o ditador Kim Jong-um lançou 23 misseis em um dia da cidade Pyongyang, o maior número desde 1953. Seul denuncia invasão territorial, depois que projétil caiu a menos de 60km da costa sul-coreana. Testes seriam reação a simulação de guerra com os Estados Unidos que é um dos aliados da vizinha Coreia do Sul.
A tensão entre as Coreia do Sul e Coreia do Norte aumentam a cada ano, justamente pelas provocações do ditador Kim Jong-um que há anos vem provocando principalmente a Coreia do Sul sua vizinha, o Japão e os Estados Unidos que é aliado militar e econômico da Coreia do Sul há anos. Isso deixa o lado Coreano do Norte muito bravo por não gostar dos Estados Unidos.
Atualmente, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte reclamam sua soberania sobre toda a península da Coreia e suas ilhas periféricas. Por trás das suas hostilidades que se presentaram durante a Guerra da Coreia (1950-1953), as duas Coreias firmaram um armistício, mas nunca chegaram a assinar um acordo de paz. A guerra começou lá em 1950 e se estendeu até 1953. Desde o fim da guerra os dos países direto entram em tensões militares.
Se por um lado a Coreia do Norte esbanja seu poder militar, por outra deixa a desejar quando se fala de economia há no país um percentual estima-se que 60% da população total da Coreia do Norte vive abaixo da linha da pobreza segundo uma pesquisa feita pelo Wikipédia em 2020 algo que contradiz o que é esbanjado pelo governo ditador. Muitas pessoas fogem da Coreia do Norte e tentam atravessar a fronteira para chegar a vizinha Coreia do Sul.